terça-feira, 30 de maio de 2017

Aécio Neves pressionou Temer para mudanças dentro da PF, diz jornal

Empresário Joesley Batista gravou uma conversa com senador onde foi feita revelação

Aécio Neves pressionou Temer para mudanças dentro da PF, diz gravação | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP
   Aécio Neves pressionou Temer para mudanças dentro da PF, diz gravação
   Foto: Valter Campanato / Agência Brasil / CP

Em uma conversa gravada pelo empresário Joesley Batista revela que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pressionou o presidente Michel Temer para realizar mudanças dentro da Polícia Federal. De acordo com a reportagem do jornal Folha de São Paulo desta terça-feira, entre os pedidos, o senador queria que o diretor-geral do órgão, Leandro Daiello, fosse substituído do cargo.

O áudio foi gravado em um encontro entre Aécio e Joesley no hotel Unique, em São Paulo, no dia 24 de março, e foi anexado no acordo de delação premiada do grupo J&F realizou com a Procuradoria-Geral da República.

Ainda no teor da conversa da Polícia Federal, Aécio comentou com Joesley que o governo deveria aproveitar a crise da Operação Carne Fraca para a troca nos cargos. O empresário concordou com senador. "Não vai ter outra. Porque nós nunca tivemos uma chance onde a PF ficou por baixo, né?", disse Joesley. "Aí vai ter quem vai falar 'é por causa da Lava Jato' O governo pode responder 'não é por causa da Carne Fraca', declarou Aécio. "Tem que tirar esse cara", disse Joesley e Aécio reafirma: "Tem que tirar esse cara."

Na conversa, Daiello não foi citado diretamente, mas de forma cifrada. Em determinado momento, por exemplo, Aécio disse que "ele próprio (Daiello) já estava preparado para sair". No decorrer do diálogo, Aécio disse que era uma boa hora para o governo fazer um "mea culpa" e o "cara da Polícia Federal chegar e cair."

Na troca de governos Dilma Rousseff e Michel Temer em 2016, houve boatos de que Daiello estava disposto a deixar a direção-geral da Polícia Federal. Ele ocupa o cargo desde 2011.

Aécio criticou a nomeação de Osmar Serraglio para o Ministério da Justiça dizendo que ele "não dá nenhum alô", sugerindo que não tentava interferir na Lava Jato. Serraglio deixou o cargo nesse domingo e foi substituído por Torquato Jardim.

Aécio contou que estava pressionando Temer para que apoiasse o projeto que trata de "abuso de autoridade".

Outro Lado

O encontro narrado pelo senador, entre Temer e banqueiros, ocorreu na noite anterior ao diálogo, na casa do empresário Carlos Jereissati. O senador confirmou à reportagem da Folha de São Paulo ter viajado com Temer para São Paulo, conforme disse na conversa com Joesley. O Palácio do Planalto informou que o presidente deu carona ao senador no dia 23 de março.

O governo não disse qual assunto foi tratado. A assessoria do tucano disse que o senador "teve um longo despacho sobre a pauta de reformas". O Bradesco disse que Trabusco esteve com Aécio no dia 24 de março em um encontro com presidente do Banco do Brasil Paulo Caffareli para tratar da mudança da presidência da Vale.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário