quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inter dá susto, mas faz 2 a 0 no Santa Cruz e avança na Copa do Brasil

D'Alessandro comanda vitória colorada no segundo tempo, no Estádio Centenário
   Meia do Inter comandou vitória no Centenário. (Crédito: Alexandre Lops / Inter / CP)


     Velhos fantasmas da Copa do Brasil assustaram o Inter na noite de quarta-feira, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mas os pesadelos de eliminações precoces na Copa do Brasil foram exorcizados – ao menos por hoje – por Andrés Nicolas D’Alessandro. O camisa 10 marcou o primeiro gol e deu assistência para o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o Santa Cruz, que garantiu o time colorado na terceira fase do torneio nacional. 

     Agora, a Copa do Brasil volta à pauta do Inter apenas no mês que vem, contra Avaí ou América-MG, que se enfrentam pela segunda vez nesta quinta. Antes disso, o Inter volta a entrar em campo para encarar o Vitória, dia 25, na estreia do Brasileirão série A, em Salvador.

Fabrício cria chances, mas atrapalha o time 

     Na fria e chuvosa noite de Caxias do Sul, o Inter começou atacando. A primeira chance surgiu aos 8, quando Airton pegou de primeira da intermediária e mandou um balaço rasteiro. Passou perto e arrancou o primeiro “uh” de um Estádio Centenário com pouco público. 

     Porém, se lá na frente o ataque semeava esperança, atrás a defesa do Inter mostrou algum vacilo. Em dois lances seguidos, deu chances ao azar. Aos 10, quando Raul recebeu na entrada da área, mas deu um chute pífio. Logo em seguida, foi a vez de Flávio Caça-Rato. O CR7 pernambucano bateu cruzado e Muriel defendeu. 

     A resposta vermelha foi imediata: Forlán recebeu lançamento na ponta-esquerda e quase sem ângulo marcou um golaço. Só que a arbitragem apontou impedimento e anulou o que seria o primeiro gol do Inter em três jogos. 

     Quem também deu trabalho ao goleiro Tiago Cardoso foi Fabrício, que, aos 19, quase acertou o ângulo numa conclusão de fora da área e, aos 37, cobrou falta que exigiu ótima defesa do camisa 1 do Santa Cruz. Seria uma boa atuação do lateral se não fosse os dois cartões amarelos recebidos em menos de cinco minutos – o primeiro por reclamação e o segundo, por falta. Foi expulso e, sob vaias, desceu ao vestiário, complicando a vida colorada. 

D'Ale, D’Alessandro

     Com um jogador a menos, a coisa complicou pra o Inter. Mal a bola rolou e Tiago Costa cruzou perigosamente na pequena área colorada. Ainda no começo, Flávio Caça-Rato recebeu na direita e cruzou na medida para Renatinho completar – fraco – da pequena área e Muriel defender. O Inter, porém, tem D'Alessandro. Mesmo sem brilhar até então, ele estava no lugar certo na hora certa, aos 11 minutos, após Airton receber na ponta esquerda e cruzar na marca penal. O camisa 10 acertou o chute de primeira, completando a jogada que ele mesmo começara. A bola foi no canto: gol! 

     Os pernambucanos tentaram reagir imediatamente e logo depois cavaram escanteios em sequência. Pouco depois, Luciano Sorriso teve falta frontal para bater: acertou a barreira. No contragolpe, Rafael Moura foi até a ponta esquerda e cruzou na pequena área, mas não teve nenhum colorado para completar. Aos 25, D'Alessandro voltou a desequilibrar. Em jogada na direita, chamou a falta de Tiago Costa. O lateral já tinha cartão amarelo e levou o segundo, sendo expulso, fazendo com que os dois times voltassem a ter o mesmo número de jogadores. 

     Diferentemente do seu costume, Dunga mexeu bastante do time. Tirou Airton, Forlán e Rafael Moura para colocar Josimar, Kleber e Caio, respectivamente. As alterações, porém, fizeram a equipe recuar e o Santa Cruz buscar o crime, afinal o 1 a 1 classificaria os pernambucanos. 

     Mas o Inter não arrefeceu. Aos 34, então, D'Alessandro achou Fred, livre na área. O meia errou o alvo. No minuto seguinte, D'Ale mudou e tocou para Caio. Aí o talismã brilhou. O atacante virou, ajeitou e mandou um chutaço que só parou no fundo das redes, definindo a classificação colorada.

Copa do Brasil - 2ª fase

Inter 2

Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton (Josimar), Willians, Fred e D'Alessandro; Diego Forlán (Kleber) e Rafael Moura (Caio). Técnico: Dunga.

Santa Cruz 0
Tiago Cardoso, Nininho, William Alves, Renan Fonseca e Tiago Costa; Anderson Pedra, Sandro Manoel, Luciano Sorriso (André Dias), Raul e Renatinho (Daniel Santos); Flávio Caça-Rato (Marquinhos). Técnico: Marcelo Martelotte.

Gols: D’Alessandro (11/2º) e Caio (35/2º)
Cartões amarelos: Fabrício; William, Tiago Costa, Nininho
Expulsões: Fabrício, Tiago Costa
Arbitragem: Antonio Denival de Morais (PR), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Diego Grubba Schitkovski (PR)
Público: 3.855 torcedores
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário