terça-feira, 28 de maio de 2013

Universitário da UFSM morre em acidente de carro nos EUA

Claudinei Ascoli, estudante de agronomia, perdeu a vida um uma estrada de terra no interior dos Estados Unidos
Jovem de 27 anos realizava intercâmbio em fazenda americana. Não há previsão para chegada do corpo de Claudinei Ascoli ao Brasil (Reprodução/A Razão)


O estudante de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Claudinei Ascoli, 27 anos, morreu em um acidente de carro, no último sábado, na cidade de Elgin, Estado de Nebraska, nos Estados Unidos.

Ascoli era natural de Ronda Alta, no norte do estado, e estava nos Estados Unidos desde fevereiro. O universitário fazia intercâmbio de seis meses na sua área, através do programa IFAA (International Farmers Aid Association). O seu retorno ao Brasil deveria ocorrer em agosto.

De acordo com jornais da cidade americana, o brasileiro perdeu o controle da caminhonete que estava dirigindo em uma estrada de terra perto da cidade de Elgin. Ascoli conduzia uma caminhonete Chevrolet 1995 em torno das 17h20 de sábado, quando ele, aparentemente, perdeu o domínio do veículo. A caminhonete virou e rolou em uma vala ao lado da estrada de chão. O estudante não estaria usando cinto de segurança, e sofreu várias lesões no corpo, diz a notícia. O acidente ocorreu a cerca de 14 km ao sudoeste de Elgin. O jovem dirigia para a casa da família que o acolheu.

Desde março, Ascoli vinha trabalhando numa fazenda da cidade americana. Ele vivia com um casal de agricultores. O programa Farmers Aid Association International faz parte de um grupo sem fins lucrativos com sede na Califórnia que proporciona o intercâmbio de estudantes de países estrangeiros com os agricultores e pecuaristas americanos conveniados. A UFSM disse segunda-feira, 27, em nota que Ascoli estava fazendo um estágio curricular.

Ainda não se sabe quando o corpo chegará no Brasil. Como na segunda-feira era feriado nacional nos Estados Unidos, os procedimentos para liberação não puderam andar. O Itamaraty já entrou em contato com autoridades americanas para que o translado aconteça no máximo até o final da semana. A família decidirá aonde o jovem será velado e sepultado.

Ascoli era considerado um jovem extrovertido. Segundo a família, na adolescência chegou a cogitar entrar no seminário para ser padre. Mas, acabou mudando de ideia e decidiu que queria fazer agronomia. Roberto, irmão de Claudinei Ascoli, disse que o jovem era um bom trabalhador e sempre alegre, e que estava realizando um sonho. “Ele falava sempre em voltar e aplicar aqui tudo o que estava aprendendo lá”. O jovem tinha planos de concluir o curso de agronomia em 2014.

Fonte: A RAZÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário