sexta-feira, 31 de maio de 2013

Três Passos: UPA 24 Horas deverá ser concluída no mês de junho


Na sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Três Passos desta semana, a enfermeira Maria Adelaide Herz, representando a secretaria de Saúde do município, trouxe mais informações sobre o projeto da UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo executado na Avenida Oswaldo Aranha, próximo à Estação Rodoviária.

De acordo com Maria Adelaide, a estrutura física da UPA deverá estar concluída até o dia 30 de junho, entrando em funcionamento no prazo de 90 dias após o término da obra.

A unidade será equipada com tecnologia avançada, incluindo Raio-X digital e prontuário médico eletrônico, proporcionando maior agilidade e segurança no atendimento aos pacientes.

Para a enfermeira Adelaide, o local de construção da UPA é estratégico, devido ao acesso para pacientes de outras cidades, já que a UPA atenderá a vários municípios da região, fazendo com que Três Passos se consolide como pólo na área da saúde em nível regional.

O projeto da UPAs

O objetivo das UPAs é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas unidades de pronto atendimento, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

A estratégia de atendimento também está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências.

Estrutura da UPA

A UPA de Três Passos é de porte 1, caracterizada por um serviço mais básico. Dessa forma, a unidade vai requerer o atendimento, por plantão, de um médico clínico geral, um médico pediatra, um técnico de enfermagem e um enfermeiro, além de uma equipe paralela de apoio, que seria a equipe de atendimento administrativo, equipe de limpeza, equipe de assistência social, equipe de atendimento odontológico. Também contará com serviços de raio-X e de laboratório. Essa seria a equipe mínima, podendo haver um número maior ou menor de profissionais, de acordo com a necessidade.

Fonte: Rádio Alto Uruguai - com informações da Câmara de Vereadores | Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário