terça-feira, 28 de maio de 2013

Apenas metade das propriedades rurais do Estado já sabe quem irá assumir os negócios da família futuramente

Na outra fatia, 15% ainda não fazem ideia de quem deve ser o sucessor e alarmantes 35% já admitem: ninguém irá ficar no campo.

Apenas metade das propriedades rurais do Estado já sabe quem irá assumir os negócios da família futuramente Daniela Xu /Agência RBS
Embora compartilhe das mesmas dificuldades de tantos jovens do interior que acabam migrando para a cidade, Leonardo Piccoli, 17 anos, nem pensa em sair da propriedade rural da família.Foto: Daniela Xu / Agência RBS

Mais do que tranquilidade, a calmaria do interior denota uma preocupação latente: o êxodo rural e a falta de sucessores nas lavouras, algumas já praticamente abandonadas. Das 4.948 propriedades rurais de Caxias, 1.739 são ocupadas por apenas duas pessoas (ou seja, o restante da família, normalmente os filhos, acabou migrando para a cidade), apontam dados do último censo.

O dado preocupante não é exclusivo de Caxias: cerca de 35% das propriedades rurais do Estado não têm sucessor e 15% ainda não sabem quem deve assumir a produção. A informação integra pesquisa apresentada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Elton Weber, na última sexta-feira, em audiência pública na cidade sobre sucessão rural, durante o 5º Horti Serra Gaúcha.

— Apenas metade das propriedades já visualizam claramente quem continuará no interior, o que é alarmante — destacou.

A falta de garantia de renda é o principal motivo para a saída do jovem do campo, seguida pela dificuldade em acessar créditos e pela falta de diálogo com os pais, aponta levantamento:

— Às vezes pensamos que apenas programas públicos resolverão o problema, mas as questões intrafamiliares também influenciam muito. Em alguns casos, os pais querem pagar R$ 50 por semana para o jovem e não tentam entender as necessidades dessa geração — explicou Weber.

Uma queixa comum dos jovens que moram no interior é a dificuldade de comunicação existente em algumas localidades afastadas. Sinal de celular e internet, itens essenciais para boa parte da juventude, funcionam mal em inúmeros pontos do interior, comprometendo a qualificação profissional.

— Aí o filho quer fazer faculdade, mas não tem nem internet para fazer os trabalhos. Isso é muito desestimulante para o jovem — ilustra Rudimar Menegotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, que também esteve no encontro de sexta-feira.

Embora compartilhe das mesmas dificuldades de tantos jovens do interior que acabam migrando para a cidade, Leonardo Piccoli, 17 anos, nem pensa em sair da propriedade rural da família. Morador de São Luiz, localidade de Farroupilha, o rapaz ajuda o pai, Itacir, 50, desde que era criança.

Juntos, os dois cultivam diariamente mudas de alface, repolho e tomate em um dos 20 hectares da propriedade. A mãe, Lidia, 49, cultiva e vende flores. A falta de mão de obra é um dos fatores que faz a produção da família não ser maior:

— Está complicado encontrar pessoas para trabalhar no interior, mas tenho certeza que de qualquer forma quero continuar na agricultura — destaca.

As irmãs de Leonardo, porém, não seguiram o mesmo caminho que ele e farão parte das estatísticas dos jovens que abandonaram o campo. A mais velha, de 31 anos, já nem mora mais no interior e, a de 22 anos, estuda Direito e pretende sair da propriedade após se formar.

Fonte: PIONEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário