quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ação retira acampados e derruba mais 70 árvores em Porto Alegre

Vinte e um homens e seis mulheres foram detidos durante operação da prefeitura e Brigada Militar
   Ação conjunta retira acampados e derruba mais 70 árvores em Porto Alegre (Crédito: Fabiano do Amaral)


Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Brigada Militar (BM) derrubou na madrugada desta quarta-feira mais 70 árvores do Parque da Harmonia, no entorno da Usina do Gasômetro. A movimentação começou às 4h10min, quando cerca de 200 policiais militares (PMs) do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cercaram o acampamento com 12 barracas, duas delas instaladas sobre árvores, e detiveram 21 homens e seis mulheres. 

O acampamento foi montado justamente na tentativa de impedir que a prefeitura fizesse novos cortes, como as 14 árvores derrubadas há mais de um mês junto ao aeromóvel. Os detidos foram levados em um micro-ônibus da Guarda Municipal para a 1ª Companhia do 9º BPM, onde passaram por um processo de identificação e tiveram de assinar um Termo Circunstanciado por desobediência de medida judicial e por desacato, infrações que responderão em liberdade.

A operação durou poucos minutos. Logo em seguida, um caminhão da prefeitura recolheu todas as barracas e pertences dos acampados. Com a área desocupada, servidores da prefeitura e funcionários da Toniolo-Busnello, responsável pela obra deram início, às 5h, ao corte das 70 árvores com a expectativa de terminar o serviço em cinco horas.

BM opta por ação durante a madrugada 

Antes da ação dessa madrugada, a sequência de lances jurídicos engrossou a polêmica dos corte das árvores. Por volta das 18h de terça-feira, a Justiça havia acatado o pedido de reintegração de posse feito pela prefeitura e determinado a saída dos acampados no prazo de 48h. A decisão fez com que a prefeitura desistisse da reintegração, uma vez que já havia planejado a retirada dos manifestantes com base em determinação anterior da Justiça, que autorizava o corte administrativo das árvores. Em princípio a ação ocorreria em torno da meia-noite de terça. 

Segundo o subcomandante do (BOE), major Francisco Vieira, pessoas infiltradas entre os acampados passaram a informação de que à meia-noite não seria o melhor momento, por haver mais de 60 pessoas no acampamento e os ânimos estarem exaltados. "Preferimos utilizar um horário em que as pessoas estavam mais tranquilas e desmobilizadas", argumentou o PM, que comemorou o fato de nenhum dos manifestantes ter sofrer ferimento.



   Movimentação começou às 4h10min quando policiais cercaram o acampamento
   Crédito: Fabiano do Amaral

Fonte: Renato Araújo / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário