quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escola Francisco Andrighetto de Santo Augusto comemora 72 anos hoje


A Escola Francisco Andrighetto, foi fundada antes da emancipação do município de Santo Augusto, quando pertencíamos a Palmeira das Missões e depois a Três Passos.

Carinhosamente chamada de Grupo Escolar, teve como primeiro diretor o Senhor André Baraldi, que assumiu a escola em 1941.

Até a emancipação do município, a escola teve 7 diretores: Maria Nogueira, Arnilda Dias da Mota, Cecília Macgnam, Maria Olinda Cardona, Marieta Ervina Löw, Eulina Prola e Catharina Ferraz de Oliveira.

No ano de 1941 a 1959, ocorreu na escola vários acontecimentos, em 1943 a professora Maria Nogueira a então diretora, formou a 1ª turma do Grupo Escolar contando com 68 alunos distribuídos em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano, também criou o CPM tendo como presidente o Sr. Romalino Torres.

Em 1953 o corpo docente era formado pela diretora Maria Olinda Cardoso e uma professora. Só no ano de 1954 que teve duas professoras com 84 alunos, distribuídos em 4 classes.

Quando ocorreu a emancipação política de Santo Augusto a diretora era Maria Madalena Perissoli.

De 1961 a 1966, o educandário teve 3 professores que administraram a instituição: Odilio hining e Iracema Pires Carvalho. Sob a direção de Maria Fontoura Silveira ocorreu a ampliação do prédio da escola.

Nos anos em que sucederam de 67 a 74 os diretores foram, Ivanir Sperotto, Etelvina Paiva Hoffmann e Tereza de Campos.

Sob a direção da professora Nilva Angelina Cazarolli e coordenação da professora Norma Perini, nos anos de 75 a 77, foi criada a nossa biblioteca, homenageando o antigo colega e diretor desse estabelecimento de ensino o professor Odilio Hining.

Os dez anos que se sucederam 87 a 88 o professor Olavo Urbano   Brand foi o diretor, e no seu mandato ocorreu a mudança  do nome da escola, passando a se chamar Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Francisco Andrighetto e entre tantos benefícios houve a implantação do ensino supletivo.

Foi criado a bandeira da escola com o lema “Na busca do saber a certeza do futuro” no ano de 1989 onde a professora Dione Schefel foi diretora, essa administrou a escola de 1989 a 1991.

De 1992 a 1999, o trabalho continuou com os seguintes diretores: Maria Perinazo da Veiga, Lurdes Benedita Stival e Rosani Margaret do Amaral que dirigiu a escola por duas vezes, onde no ano de 1999 em sua administração ocorreu novamente a mudança do nome do  grupo escolar, passando a se chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto.

O também conhecido professor Elói Pithan da Silva foi diretor do estabelecimento de ensino no período de 2000 a 2001.

Desde o ano de 2002 até 26 de janeiro de 2011, a escola conta com a direção da professora Janice Fucilini que formou a 1ª turma de 8ª série no ano de 2002. Foi realizado grandes melhorias na infra-estrutura da escola sob essa administração bem como ocorreu mudança do ensino supletivo para a Educação de Jovens e Adultos.

Hoje a diretora Eliane Teresinha Paier conta com uma equipe de 36 professores, 09 funcionários, 304 alunos na modalidade de ensino fundamental e EJA. As vices-diretoras que compões a sua equipe são as professoras no matutino a professora Linéia Fucilini e vespertino a professora Roseli Stiebe e no noturno a professora Marilei Maroso, coordenação pedagógica Marilei Andrighetto e Orientação Educacional Tania da Costa. No CPM da escola existe a parceira com a senhora Roseliane Padilha e no Conselho Escolar a funcionária Lisiane de Carvalho Almeida Philippsen.

Todas essas pessoas fazem parte da construção histórica do Grupo Escolar.

Para marcar mais um aniversário a escola, nesse dia 29 de maio, promove atividades pedagógicas, durante todo o dia, com: Gincana, oficinas de brinquedos e pintura na face, bem como brindará todos com um  bolo de aniversário e refrigerantes. A noite acontecerá um jantar dançante de integração no restaurante Burin, a partir das 20hs30min.

Edição: Fernando Almeida
Fotos: André Motta
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário