quinta-feira, 30 de maio de 2013

Polícia Civil de Ametista do Sul investiga distribuição de receitas irregulares

Secretária-adjunta de Saúde e farmacêutica podem ser responsabilizadas

Formulários foram entregues na Secretaria de Saúde do município (Foto: Márcia Ferreira)
   Formulários foram entregues na Secretaria de Saúde do município (Foto: Márcia Ferreira)

A Polícia Civil de Ametista do Sul instaurou inquérito para investigar denúncia de distribuição irregular de receitas de medicamentos no município. Cerca de 11 receituários prescrevendo remédios como Omeprazol, Ibuprofeno e Paracetamol estão entre o material apreendido. As prescrições foram preenchidas entre os meses de março e abril, mas alguns formulários não indicam a data.

Conforme a delegada de Polícia Civil, Aline Dequi Palma, os receituários foram assinados por profissional não-habilitado, no caso, a secretária-adjunta de Saúde do município. Agora, a equipe da delegacia está na fase de colher depoimentos das pessoas envolvidas, desde os pacientes, até integrantes da equipe de Saúde. “Queremos saber se houve apenas o preenchimento dos receituários, ou se houve consulta, se ela ouviu sintomas e indicou a medicação”, observa a delegada.

A secretária-adjunta poderá ser indiciada por exercício ilegal da profissão. A farmacêutica que trabalha na Secretaria de Saúde também deverá ser responsabilizada, por fornecimento de substância sem receita médica.
Prefeitura

Em entrevista à equipe de reportagem do jornal O Alto Uruguai, a secretária de Saúde do município, Cleusa Cargmin Toigo, declarou que estava sendo informada no momento da situação, mas que vai colaborar com as investigações. “Vamos também instaurar uma sindicância interna para apurar possíveis envolvidos e responsabilizá-los. Essa não é uma prática aceitável ou comum na secretaria”, garantiu.

Fonte: Márcia Ferreira | Jornal O Alto Uruguai  

Nenhum comentário:

Postar um comentário