quarta-feira, 29 de maio de 2013

Presos em Santa Maria dois integrantes de facção ligada ao PCC

Na tarde de terça, a Polícia Civil prendeu dois bandidos da Capital em um carro furtado e cheio de munições e arma
   Criminosos estavam com pequeno arsenal quando foram presos
   (Deivid Dutra/A Razão)

Vinte e cinco e dias após a prisão, pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), de um suposto integrante do grupo criminoso “Bala na Cara”, em um loteamento popular da cidade, policiais prenderam na terça-feira, 28, em Santa Maria, dois indivíduos identificados como pertencentes a outra facção criminosa gaúcha, “Os Manos”.

Um deles, Jolair Lourenço Gomes Siqueira, 31 anos, seria o número 2 da organização, respondendo diretamente ao líder, Maradona, preso na Penitenciária Federal do Paraná. O comparsa de Jolair, Robson Matos de Figueiredo, 33 anos, também foi preso.

As prisões ocorreram por volta das 17h, após uma denúncia anônima informando que a dupla pretendia cometer um assalto em Santa Maria, agentes da Defrec fizeram uma campana, e abordaram o veículo com placas de São Leopoldo, onde estavam os suspeitos, na saída de um posto de gasolina, na BR-287, faixa nova de Camobi.

Com eles, a equipe comandada pelo delegado Sandro Meinerz, apreendeu uma pistola calibre .40, roubada de um policial civil. Também foram apreendidos o carro, com o chassis adulterado e supostamente furtado, coletes à prova de bala, um radiocomunicador ligado na frequência da Brigada Militar, uma touca ninja, além de um pequeno arsenal de munições (67 cartuchos de .40 e 77 cartuchos de outros calibres), e quatro carregadores.

Segundo Meinerz, é a primeira vez que ocorre a prisão de um integrante de “Os Manos” em Santa Maria. “É uma prisão de repercussão estadual”, disse o delegado, sobre Jolair, que responde a pelo menos nove homicídios e tentativas de homicídios, bem como processos por roubo a carro, furto e receptação. Meinerz disse que a Polícia Civil ficará atenta para não permitir que facções como “Os Manos” e os “Bala na Cara” passem a agir em Santa Maria e região Centro.

As duas facções nasceram como gangues na região de Porto Alegre e se transformaram em grupos criminosos organizados dentro de presídios. As organizações lidam com tráfico de drogas e assaltos. Conhecidos pela extrema violência com inimigos e devedores, esses grupos são responsáveis pela maioria das chacinas e execuções na região Metropolitana.

Jolair e Robson foram autuados em flagrante por transporte ilegal de arma de calibre restrito, adulteração de veiculo, porte ilegal de arma e receptação. Jolair estava com prisão domiciliar decretada, portanto foragido. Ambos os criminosos foram levados á Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM).

Fonte: Tiago Baltz | A RAZÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário