quinta-feira, 30 de maio de 2013

Médico é indiciado por homicídio culposo em Ametista do Sul

Jovem de 14 anos morreu durante cesariana no dia 30 de janeiro

A Polícia Civil de Ametista do Sul encaminhou ao Judiciário, o inquérito que investigava as circunstâncias da morte de Rosângela Ribeiro de Andrade, 14 anos, ocorrida durante uma cesariana, no dia 30 de janeiro, no hospital do município. A adolescente, grávida de nove meses, foi a óbito após horas de trabalho de parto, durante o procedimento cirúrgico.

Conforme a delegada de Polícia Civil, Aline Dequi Palma, o médico responsável pela cesariana foi indiciado por homicídio culposo, com aumento de pena, já que deixou de observar regras técnicas inerentes à profissão. “Para realização da cesariana é exigida a presença, além do obstetra, de um médico auxiliar, um médico anestesista e ainda um pediatra. Além do profissional ter realizado o procedimento sozinho, há o agravante que ele é cirurgião-geral, e não obstetra”, observou a autoridade policial.

De acordo com o laudo do Instituto Geral de Perícias, não foi uma reação alérgica que causou a morte da menina, como o que foi alegado pelo médico. O documento ressalta, ainda, que só é permitido o parto na presença de um único médico, quando ocorre uma emergência, o que não foi o caso, já que a gestante ficou horas em trabalho de parto.

Fonte: Márcia Ferreira | Jornal O Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário