segunda-feira, 1 de julho de 2019

Fábrica da Deca é fechada em São Leopoldo

Cerca de 480 funcionários foram demitidos da unidade fabril

Planta produzia cerca de 1,4 milhão de peças por ano
   Planta produzia cerca de 1,4 milhão de peças por ano 

A Duratex fechou a unidade de fabricação de louças Deca de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira. Com o encerramento das atividades, aproximadamente 480 funcionários foram demitidos. A planta produzia cerca de 1,4 milhão de peças anualmente na fábrica localizada na avenida das Indústrias.

Segundo a assessoria de imprensa da Duratex, alguns funcionários poderão ser aproveitados em outras fábricas da empresa. Em nota, a companhia informou que a unidade fabril tinha reduzida capacidade instalada e que o volume produtivo será redistribuído para plantas localizadas em outros estados.

A prefeitura de São Leopoldo, por meio de nota, comunicou que foi surpreendida pelo fechamento das atividades da empresa na cidade. No comunicado, a gestão municipal destacou o esforço que foi feito em políticas de desenvolvimento econômico e social e no fomento do distrito industrial. "As ações reforçam as enormes dificuldades do cenário nacional para o desenvolvimento econômico e também o fechamento da única unidade instalada no Estado do Rio Grande do Sul faz parte do desequilíbrio e da concorrência desigual tributária", diz a nota

A prefeitura ainda lamentou a decisão da empresa e "se solidariza com os trabalhadores e trabalhadoras que serão impactados pelo fechamento". "O Município se coloca à disposição para dialogar e buscar alguma alternativa", conclui o comunicado.

Conforme comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os custos envolvidos com o fechamento da unidade serão compensados pela redução dos custos fixos no curto prazo. Ainda segundo a Duratex, o atendimento aos clientes permanecerá inalterado, já que a produção será remanejada entre outras unidades.

Confira a nota completa da empresa


A Duratex esclarece que o fechamento da unidade industrial de louças na cidade de São Leopoldo é importante para a consolidação industrial e para manter a competitividade no segmento. A escolha desta unidade se deu pela sua reduzida capacidade instalada. O volume de produção será redistribuído entre as outras quatro unidades de louças da Deca – João Pessoa (PB), Cabo de Santo Agostinho (PE), Queimados (RJ) e Jundiaí (SP) –, mantendo o pleno atendimento para todos os nossos clientes.


Por Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário