segunda-feira, 15 de julho de 2019

Operação Cupim de Ferro cumpre mandados em Passo Fundo, Novo Hamburgo e no Paraná

Traficantes eram responsáveis pelo transporte e comercialização de aproximadamente 2 toneladas de drogas por mês

Operação Cupim de Ferro cumpre mandados em Passo Fundo, Novo Hamburgo e no Paraná
   Créditos: Divulgação/PC

Durante o último domingo, 14, e nesta segunda-feira, 15, a Polícia Civil, através da DRACO Passo Fundo, coordenada pelo Delegado Diogo Ferreira, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Unidade Operacional Passo Fundo, desencadeou a OPERAÇÃO CUPIM DE FERRO.

Foram cumpridos 11 Mandados de Busca e Apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidade de Passo Fundo e Novo Hamburgo, Foz do Iguaçu e Santa Helena – PR.

As investigações tiveram início em 18 de março deste ano, quando a PRF abordou na UOP de Passo Fundo, uma camioneta Silverado, e na revista foi apreendido mais de 84 kg de crack e preso em flagrante o motorista.

Após a prisão, a investigação teve início com a realização de diversas diligências, quebras de sigilos, troca de informações e abordagens com a PRF para fins de identificar os demais envolvidos na organização criminosa.

Assim, foi descoberto que a organização criminosa utilizava uma empresa do agronegócio para dissimular o transporte das drogas. Ou seja, eles possuíam duas camionetas adesivadas como se fossem da empresa de representação comercial que prestava serviços agrícolas. Assim, dificultaria abordagens policiais.

Ainda foi descoberto que o grupo criminoso trazia a droga do Paraná até o norte gaúcho de duas a três vezes por semana, em duas camionetas.  Estima-se que estes criminosos traziam ao RS aproximadamente duas toneladas de drogas (crack e maconha) por mês.

A droga era trazida em um fundo falso, chamado de cofre, feito abaixo da carroceria das camionetas, onde tinha capacidade para aproximadamente 90kg de droga. Além disso, possuíam um reboque que também tinha fundo falso que tinha capacidade para 200 kg.

A droga era embalada em plásticos mais espessos, e os tijolos eram mergulhadas na graxa automotiva para disfarçar o odor e dificultar o trabalho de cães farejadores, e também com a graxa ficaria mais fácil ajustar os tijolos no cofre para caber maior quantidade.

Durante as buscas realizadas na cidade de Santa Helena, foi preso o líder do grupo criminoso, na sua casa, além de dois veículos, foi apreendida uma pistola calibre 380, e o reboque com o fundo falso.

Em Foz do Iguaçu foi preso um dos motoristas, na residência foi apreendidos diversos rolos do plástico utilizado para embalar a droga e também baldes de graxa. Em Passo Fundo, foi cumprido mandado de prisão para o outro motorista.

Em Novo Hamburgo foi cumprido mandado de prisão preventiva de um traficante conhecido no Vale do Sinos, que era quem recebia a maior parte da droga que era trazidas para o RS. Inclusive neste alvo, há poucas semanas atrás a 2ª DP de São Leopoldo apreendeu 6 fuzis, mais de 240 mil reais em dinheiro e uma pistola Glock 9mm com numeração raspada.

As diligências tiveram apoio da PCPR de Foz de Iguaçu e Santa Helena, da PRF PR, PCRS de São Leopoldo e PRF RS.

A investigação e elucidação completa do grupo criminoso, ou seja, desde quem remetia a droga do PR, motoristas e compradores da droga no RS, só foi possível pela integração e parceria entre PCRS, PRF e PCPR.

O nome da operação se deu pelo fato que os próprios investigados se intitulavam como equipe cupim de ferro, que não seria pegos pela polícia em razão dos “cofres” serem bem escondidos e pela dissimulação de empresa agrícola.

*Colabore com a Polícia Civil – Disque denúncia DRACO PASSO FUNDO 54-99677-2244, via WhatsApp.*


Por Leandro Vesoloski
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário