sábado, 13 de julho de 2019

Morre mãe da ex-presidente Dilma Rousseff

Dilma Jane enfrentava diversos problemas de saúde

Dilma Jane sofria com complicações decorrentes de um AVC e uma embolia pulmonar
   Dilma Jane sofria com complicações decorrentes de um AVC e uma embolia pulmonar

Morreu, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a mãe da ex-presidente Dilma Rousseff. Dilma Jane Coimbra da Silva tinha 95 anos e enfrentava diversos problemas de saúde devido a um AVC e uma embolia pulmonar. A causa da morte ainda não foi confirmada pela família. O sepultamento deve ocorrer em Belo Horizonte, em local ainda não divulgado.

Dilma Jane também sofria do mal de Alzheimer, inclusive, especula-se que ela não soubesse do impeachment da filha, em 2016. Em abril do ano passado, ao transferir o título eleitoral do Rio Grande do Sul para Minas Gerais, a ex-presidente disse que um dos motivos da mudança era a saúde da mãe.

Diversos petistas e simpatizantes já se solidarizam com Dilma Rousseff nas redes sociais. O deputado federal José Guimarães (PT/CE) escreveu "Minha solidariedade a presidenta Dilma Roussef que hoje se despediu de sua mãe. Estará no reino de Deus cuidando de todos os seus". Manuela D'Ávila, que foi vice na chapa de Fernando Haddad à Presidência da República, também se manifestou. O PT nacional lançou nota de pesar pelo falecimento de Dilma Jane.


Nota do PT Nacional

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento neste sábado, 13 de julho, da professora Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff, mãe da querida presidenta Dilma Rousseff. Nascida em Nova Friburgo, Dilma Jane foi criada em Uberaba, Triângulo Mineiro, onde conheceu o engenheiro imigrante búlgaro Pedro Rousseff com quem se casou. Mudaram-se para Belo Horizonte e tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e a caçula Zana Lívia, que morreu muito jovem. Dilma Jane ficou viúva de Pedro em 1962, quando Dilma tinha apenas 14 anos. Nos anos 1970, quando a jovem Dilma foi presa pela ditadura militar, Dilma Jane passou três anos percorrendo os cárceres da repressão para dar apoio e garantir a vida da filha e de muitos outros presos políticos. Dilma Jane voltou a morar com a filha em 2011, em Brasília, quando Dilma foi eleita presidenta e a acompanhou durante todo o mandato. Voltou a Belo Horizonte com saúde já muito abalada e faleceu aos 95 anos de idade. Neste momento de dor, nós do PT estamos solidários e solidárias com a companheira Dilma Rousseff e seus familiares pela grande perda que sofreram.

Gleisi Hoffmann

Presidenta Nacional do PT


Por Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário