quarta-feira, 31 de julho de 2019

DNIT confirma oficialmente a reinstalação dos oito redutores de velocidade na BR 468, incluindo as lombadas em Três Passos, Campo Novo e Tiradentes do Sul

Ainda não há data definida para reinstalação e entrada em funcionamento dos equipamentos

Lombada eletrônica em trecho da BR 468 na área urbana de Três Passos, no km 103 da rodovia, proximidades do Seminário São Pascoal (Foto: Arquivo/Rádio Alto Uruguai)

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes confirmou na manhã desta quarta-feira (31) as rodovias federais que novamente terão a presença de redutores de velocidade, incluindo a BR 468, rodovia que corta a região Celeiro.

Pelo menos 245 redutores de velocidade serão reinstalados em rodovias federais do RS, incluindo os oito equipamentos que já existiam na BR 468:

·       duas lombadas eletrônicas na localidade de Esquina Boa Vista, em Campo Novo (km 63);
·       dois pardais no trevo de acesso à São Martinho, no entroncamento da BR 468 com a ERS 210, também em Esquina Boa Vista (km 67);
·       duas lombadas eletrônicas em Três Passos, nas proximidades do Seminário São Pascoal (km 103);
·       duas lombadas eletrônicas na localidade de Novo Planalto, em Tiradentes do Sul (km 129 e 130).

Apesar de já ter sido definido que novamente estarão em funcionamento, ainda não há data definida para a efetiva reinstalação e volta ao funcionamento dos equipamentos.

A decisão se dá após acordo judicial homologado na última segunda-feira (29) pela Justiça Federal, que prioriza a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego consideradas de médio, alto ou muito alto risco de acidentes, as quais foram identificadas em estudos realizados ainda em 2016.

O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do DNIT para tal finalidade.

Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

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