Lombada eletrônica em trecho da BR 468 na área urbana de Três
Passos, no km 103 da rodovia, proximidades do Seminário São Pascoal (Foto:
Arquivo/Rádio Alto Uruguai)
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
confirmou na manhã desta quarta-feira (31) as rodovias federais que novamente
terão a presença de redutores de velocidade, incluindo a BR 468, rodovia que
corta a região Celeiro.
Pelo menos 245 redutores de velocidade serão reinstalados em
rodovias federais do RS, incluindo os oito equipamentos que já existiam na BR
468:
· duas lombadas eletrônicas
na localidade de Esquina Boa Vista, em Campo Novo (km 63);
· dois pardais no
trevo de acesso à São Martinho, no entroncamento da BR 468 com a ERS 210,
também em Esquina Boa Vista (km 67);
· duas lombadas
eletrônicas em Três Passos, nas proximidades do Seminário São Pascoal (km 103);
· duas lombadas
eletrônicas na localidade de Novo Planalto, em Tiradentes do Sul (km 129 e
130).
Apesar de já ter sido definido que novamente estarão em
funcionamento, ainda não há data definida para a efetiva reinstalação e volta
ao funcionamento dos equipamentos.
A decisão se dá após acordo judicial homologado na última
segunda-feira (29) pela Justiça Federal, que prioriza a instalação de
aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em
faixas de tráfego consideradas de médio, alto ou muito alto risco de acidentes,
as quais foram identificadas em estudos realizados ainda em 2016.
O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído
consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público
Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a
instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas
urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência
com a disponibilidade orçamentária do DNIT para tal finalidade.
Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem
estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado
novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos
efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.
Fonte: Rádio Alto Uruguai
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