quinta-feira, 18 de julho de 2019

Morre o tradicionalista Dárcio Dornelles Motta, aos 74 anos

Nego Dárcio gostava de ser reconhecido como o Gaúcho do Rincão Reúno, localidade do interior de Campo Novo, onde nasceu

   Marca principal de sua vida, a ligação profunda com o tradicionalismo gaúcho (Foto: Arquivo pessoal)

Morreu na madrugada desta quinta-feira (18), por volta das 3h, aos 74 anos de idade, Dárcio Dornelles Motta, o Nego Dárcio, reconhecido como um dos grandes tradicionalistas da região. Natural da localidade de Rincão Reúno, no interior de Campo Novo, Dárcio tinha formação em direito e contabilidade, tendo sido professor, além de liderança política e comunitária. Nas últimas décadas, porém, a ligação com o tradicionalismo gaúcho, através da poesia dos livros, foi sua principal marca. Atualmente residia na cidade de Três de Maio.

Autor de diversos livros, Dárcio, o Gaúcho do Rincão Reúno, deixou sua marca em obras como “Resgate – histórias e poesias”, onde estão reunidos textos de pesquisa historiográfica sobre a tradição gaúcha, mesclada com poesias de sua autoria. Também publicou a obra “Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola – Nossa Gente, Nossa História”, em um verdadeiro tributo a três das maiores lideranças políticas do Rio Grande do Sul, ligadas ao trabalhismo, corrente política em que Dárcio militou durante sua vida.

Apreciador da cultura nativista do Rio Grande do Sul, Dárcio também deixou imortalizado alguns de seus poemas em composições, gravadas por artistas locais, de quem sempre foi parceiro e incentivador.

 “A família Motta é tradição pura.
Por onde quer que ande,
Não esquece as tradições do Rio Grande”
(Trecho de poesia de Dárcio Motta)


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário