sábado, 30 de maio de 2015

Santo Augusto comemora 56 anos neste sábado




Neste sábado, dia 30 de maio, o município de Santo Augusto comemora 56 anos de emancipação político-administrativa.

A história iniciou com um povoamento no ano de 1918, que instalou uma casa comercial à margem da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe (este conhecido por Rio Branco). A casa comercial foi instalada pelo Sr. Pompílio Silva, contando com o apoio do fazendeiro João Batista Chagas, o qual possuía grande parte das terras daquela região.

Filho mais novo do Barão de Candiota, João Batista Chagas havia dado às suas terras o nome de Fazenda Augusto, como homenagem a seu filho Augusto Chagas. Este, quando ainda era jovem, veio de Porto Alegre, onde estudava, para passar férias com sua família e quando retornava de um de seus passeios a cavalo pelo campo, ao abraçar sua irmã, o revólver que portava caiu e ao chocar-se ao solo a arma detonou acidentalmente, causando sua morte. Para homenageá-lo, e perpetuar o nome da Fazenda, sugeriu-se então o nome de Santo Augusto para o local, tornando-se definitivo tal nomenclatura ao local que até então já fora conhecido como Rincão de São Jaco e posteriormente Boca da Picada.

Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito.

Em 1959, pela Lei Estadual nº 3.721, de 17 de fevereiro, foi criado o município de Santo Augusto. Em maio do mesmo ano foram realizadas as primeiras eleições para eleger os mandatários do município, sendo eleitos os Senhores Oswaldo Pio Andrighetto – para prefeito, e Arnaldo Macagnam – para Vice Prefeito. Em 30 de maio do mesmo ano foram empossados, sendo esta a data escolhida para comemorar o dia do município.

Santo Augusto tem sua população em grande maioria descendente italianos, germânica, polonesa e também luso-brasileira. Segundo o Censo do IBGE 2010, atualmente o município conta com 13 970 habitantes. Tem-se um total de 11.380 pessoas que residem na cidade e 2.588 pessoas residem no meio rural. Essas informações foram obtidas a partir do censo do IBGE 2010.

No meio urbano são 14 bairros, sendo: Centro, Bairro Petrópolis, Bairro Santo Antônio, Bairro Cerro Azul, Bairro Tiradentes, Bairro Santa Fé, Bairro Getúlio Vargas, Bairro Santa Rita, Bairro Zeca Silva, Bairro Glória, Bairro Floresta, Bairro Leonízio Gonzato, Bairro São Francisco e Bairro São João.  

No meio rural, o município é dividido entre 16 comunidades, sendo Esquina Fátima, Pedro Paiva, Bela Vista, São Valentim, São Jacó, Santo Antônio, Ponte Seca, Bananeira, Rincão dos Paivas, Esquina Chiusa, Passo da Lage, Costa do Turvo, Mamoneiro, Reassentamento 19 de abril, Vila Radim e Pinhalzinho. 

Programação

Para comemorar a data, a Administração organizou uma programação especial que será realizada na tarde de domingo, dia 31, a partir das 14 horas, na Praça Pompílio Silva.
 
A programação vai contar com a animação da Banda Balança Brasil, além de Brinquedos Infláveis que estarão à disposição das crianças. Ao longo da tarde, haverá mateada, divulgação do resultado do 2º Concurso Fotográfico, Coleta de Sangue para o Banco Nacional de Medula óssea, além da divulgação e informações sobre o novo Processo Seletivo do IF Farroupilha Campus Santo Augusto.
 
Também haverá distribuição de lanche para os presentes. 

Fonte: Dissertação/mestrado Profa. Leani Krüger
Histórico disponível do site da Prefeitura de Santo Augusto
Postado por: Maira Kempf
Foto: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário