sábado, 30 de maio de 2015

Passageiro relata momentos de tensão antes de pouso forçado

Voo da Azul precisou aterrissar na Base Aérea de Canoas

Voo da Azul preciosu aterrissar na Base Aérea de Canoas | Foto: Luciano Barros / Especial / CP
   Voo da Azul precisou aterrissar na Base Aérea de Canoas | Foto: Luciano Barros / Especial / CP

Os passageiros do voo 2916, da companhia Azul, viveram momentos de tensão na noite dessa sexta-feira antes do avião fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas por volta das 23h30min. Em entrevista ao Correio do Povo, o consultor de sistemas Luciano Barros, 46 anos, relatou o período de angústia e medo pelo qual passou dentro da aeronave.

Barros informou que o avião partiu de Congonhas, pouco depois das 20h, lotado. Segundo ele, que viajava sozinho, o voo transcorreu normalmente até a chegada a Porto Alegre. Barros percebeu que a aeronave estava demorando para pousar e, em seguida, o piloto anunciou da cabine que havia um problema técnico, que "estavam tentando resolver", e que daria um retorno em 10 minutos.

O anúncio, às 21h50min, causou desconforto e apreensão entre os passageiros. "No começo, foi um silêncio total", contou Barros. A espera durou cerca de 40 minutos e "todo mundo começou a ficar inquieto", relatou o consultor. O piloto voltou a se manifestar, por volta das 22h30min, informando que "não haviam conseguido resolver o problema" e que estavam estudando possibilidade de pousar em Canoas. 

Os passageiros imaginaram que o avião estava "dando voltas" para gastar combustível. "Bateu mais medo", confessou Barros. Mas cerca de 30 minutos depois, o piloto aterrissou em Canoas. Segundo o consultor, "um pouso perfeito". Os passageiros aplaudiram, gritaram e alguns tiveram crise de choro. 

Havia bombeiros e ambulâncias na pista, mas ninguém ficou ferido. Como a Base Aérea de Canoas não está equipada para receber aviões de grande porte, houve demora no desembarque, segundo Barros. A companhia providenciou transporte para todos. 

Azul lamenta transtornos

De acordo com nota da Azul Linhas Aéreas Brasileiras divulgada neste sábado, uma falha técnica obrigou a tripulação do voo 2916 a mudar a rota. Segundo a empresa, o avião - com origem em Congonhas e destino Porto Alegre - registrou um problema de ordem técnica e precisou alternar a rota para o aeroporto da cidade de Canoas. 

"A companhia está prestando toda assistência necessária a seus clientes de acordo com a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", finaliza a nota. 


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário