domingo, 24 de maio de 2015

Três Passos: Fiéis enfrentam a chuva e celebram a 22ª Romaria ao Santuário dos Beatos Manuel e Adílio



A instabilidade no clima foi o obstáculo encarado por centenas de fiéis que participaram da 22ª Romaria ao Santuário dos Beatos Mártires do RS, padre Manuel Goméz González e coroinha Adílio Daronch.

A procissão desse ano foi reduzida, já que a chuva foi volumosa durante a madrugada e afugentou muitos participantes. A poucos instantes de iniciar a caminhada, novo chuvisco caiu sobre Três Passos, mas não intimidou os participantes que vieram de diversas cidades da região.

Já no santuário, localizado no Bairro Pró-Morar, outros peregrinos aguardavam os romeiros, juntando-se ao evento religioso, um dos mais importantes e significativos para a Igreja Católica no Estado.

O bispo da Diocese de Frederico Westphalen, dom Antonio Carlos Rossi Keller, conduziu a missa campal, acompanhado por diversos párocos da região. Em sua fala, destacou o exemplo que os beatos Manuel e Adílio representam até hoje para os cristãos, por sua dedicação de fé. “O que movia os nossos beatos era o desejo de anunciar o Evangelho e gastar-se fazendo o bem aos demais. Nós, também hoje, deveríamos seguir este exemplo: evangelizar a dar a nossa vida em prol de Jesus Cristo” destacou o bispo.

Também reforçou que os católicos devem cada vez mais assumir seu cristianismo, sua fé, com amor e devoção, mas opondo-se àqueles que assumem a religião apenas por ocasião. “Hoje, nós vivemos em um mundo de Cristianismo açucarado e superficial. O exemplo dos nossos beatos é um grito contra o comodismo. Eles morreram, pois não tiveram medo de ir e pregar o Evangelho de Jesus Cristo” destacou o bispo.

Após a missa, ainda aconteceram apresentações artísticas, previstas no Projeto Tributo aos Mártires.

Outras atividades de fé aos beatos
No sábado, como tradicionalmente acontece na programação alusiva aos beatos Manuel e Adílio em Três Passos, aconteceu a 11ª Moto-Romaria, que teve saída do santuário, fez trajeto até a vila de Alto Uruguai, em Tiradentes do Sul e retornou a Três Passos, pelo trajeto antigo, perpassando o município de Esperança do Sul, refazendo o último roteiro cumprido pelo padre Manuel e pelo coroinha Adílio, em vida, antes de serem mortos, em 1924.

Também no sábado aconteceu a 5ª Pedalada Mirim, que teve participação de diversas crianças, com saída de frente da Igreja Matriz Santa Inês, até o santuário.

Este ano, a 11ª Cavalgada dos Mártires teve saída de Três Passos, no dia 9 de maio e fez o trajeto até Nonoai, onde participou da Romaria, em 17 de maio. No ano de 2016 a cavalgada faz o trajeto contrário, saindo de Nonoai e juntando-se à romaria em Três Passos, no seu encerramento.

V Caminhada da Fé
Entre os milhares de fiéis presentes na romaria, havia um grupo muito especial de 47 pessoas: os peregrinos da V Caminhada da Fé. Saindo de Osvaldo Cruz, distrito de Frederico Westphalen, na quinta-feira, eles percorreram 80 km, como forma de sacrifício e para marcar a sua devoção aos beatos.

Dom Antonio Carlos agradeceu especialmente aos peregrinos da Caminhada pelo seu testemunho de fé. “Obrigado a vocês jovens, por nos ajudarem a mostrar que a nossa juventude atual não está perdida, que temos jovens dentro da Igreja, evangelizando e dando testemunho” destacou.

Segundos os jovens que participaram da Caminhada, a experiência é extremamente cansativa, mas ao mesmo tempo gratificante.
















Fonte/Fotos: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário