quarta-feira, 20 de maio de 2015

Três de Maio: Sinalização podia ter poupado vidas


   A falta de sinalização no trevo de acesso a Três de Maio, pode ter sido a principal causa deste acidente
   Foto: Paulo Marques

O trevo da BR 472 que acessa Três de Maio pela Perimetral/SETREM, na comunidade de Bela Vista, foi palco de um grave acidente no último sábado dia 16 de maio. Na oportunidade, pro volta das 18he30min, quando já era noite, duas pessoas morreram quando trocavam um pneu de uma caminhonete Montana de Tuparendi.

Estefano Marin, 32 anos (morte instantânea), morador de Santa Rosa e Clarindo Capra, 58 anos (morreu 4h depois no hospital), morador de Tuparendi, foram atropelados em cima do trevo onde estavam com o veículo, por uma caminhonete Fiat Strada de Santo Ângelo. Estefano e o irmão Cristiano, se locomoviam em outros dois veículos, uma Hilux e uma Strada, e pararam para auxiliar o tio Clarindo na troca do pneu que estourou depois de atingir uma placa no canto do trevo. Eles se locomoviam em direção a Santa Rosa.

Nesta quarta-feira (20), voltamos ao local do acidente e pudemos ver de perto as marcas que ficaram, e as possíveis causas que levaram os envolvidos a não perceberam que ali era o trevo. Primeiro, uma das vítimas o morador de Tuparendi que estourou o pneu do veículo que conduzia no início do trevo, e o outro motorista Junior Cesar dos Santos, que se confundiu e a acabou por atropelar as duas vítimas.

Muitos motoristas procuraram a nossa produção, e relataram a falta de sinalização indicando a existência do trevo. No sentido que eram conduzidos os veículos envolvidos, apenas existe uma placa depois de uma curva, indicando 60km/h e nada mais. 

O motorista de Santo Ângelo envolvido no acidente, disse a polícia que por não existirem placas que indiquem o local do trevo, ele se confundiu com os alertas dos veículos imaginado ser ali o acostamento, e seu sentido em linha reta seria a continuidade da pista.

Outras atitudes contribuíram para que acontecesse o acidente, mas, os motoristas que circulam seguidamente pelo local, acreditam que a falta de sinalização tenha sido fundamental.

Uma nova placa no início do trevo foi colocada na segunda-feira (18).





Fonte: Paulo Marques | Rádio Colonial
Fotos: Paulo Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário