sexta-feira, 22 de maio de 2015

Padre é morto a tiros dentro de igreja em Tapera: motivo teria sido passional

Arquidiocese lamenta falecimento do padre Eduardo Pegoraro


Créditos: Divulgação

O padre Eduardo Pegoraro, de 33 anos, foi morto a tiros em casa canônica na cidade de Tapera.  O fato ocorreu na manhã de hoje (22), onde um homem perseguia a ex-mulher na rua, identificada como Patricia Hauns Kolling, que teria se refugiado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Pompéia. No momento, ele teria atirado na mulher e também no padre, que morreu na hora.

Após, o homem identificado como Jairo Paulinho Kolling, de Selbach, apontou o seu revolver 38 no queixo e tentou se matar. Mas o tiro não atingiu nenhuma parte vital, perfurando a mandíbula e quebrando alguns dentes. Ele foi contido pela Brigada Militar e encaminhado para o Hospital Roque Gonzáles.  A mulher também está em atendimento, no Hospital e as informações é de que o tiro teria atingido o seu pulmão.

Tanto o atirador quanto a mulher devem ser encaminhados para hospitais de Passo Fundo.

Testemunhas relataram que o atirador, identificado, disparou contra o religioso. Ele também deu um tiro na companheira, Patricia Kolling, e depois disparou em direção ao próprio rosto antes de ser preso pela Brigada Militar.

O delegado Marino Franceschi, que investiga o caso, conta que testemunhas relataram que Jairo entrou na igreja e pediu para conversar com o religioso e a mulher. Os três teriam ido a uma sala na casa paroquial ao lado da igreja, onde ocorreu o crime. A suspeita é de que a motivação seja passional.

"O atirador alega motivo passional. Mas ainda não confirmamos essa informação. Ele não consegue falar, mas contou através de gestos. A situação é que os dois estavam na igreja, e ele foi até lá pediu para conversar. Entraram numa sala, que ele trancou. Em seguida, teria atirado", relatou o delegado.

A comunidade local está chocada com o crime. A igreja foi isolada para a realização de perícia e muitos curiosos cercaram o local.

O padre nasceu na comunidade de Vista Alegre, em Tapejara, e foi seminarista em Passo Fundo. Jairo é empresário em Selbach, enquanto Patrícia é professora de uma escola estadual. Ela também dá aulas de violão na paróquia.

Arquidiocese lamenta falecimento do padre Eduardo Pegoraro

A Arquidiocese de Passo Fundo lamenta com muito pesar o falecimento do padre Eduardo Pegoraro, pároco de Tapera e formador do Seminário Menor. O sacerdote foi assassinado por volta das 9h da manhã desta sexta-feira, na casa paroquial de Tapera.

Padre Eduardo nasceu em 09 de janeiro de 1982, em Tapejara e foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 2009, por dom Liro Meurer, em Água Santa. Como lema da ordenação, padre Eduardo escolheu a frase do Evangelho de Mateus, Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura.

Antes de trabalhar em Tapera, o presbítero atuou como vigário das paróquias São José, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima, em Carazinho

Seguimos unidos neste momento de muita dor e tristeza.

Nota de pesar pelo falecimento do padre Eduardo Pegoraro:

“A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo... Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho” (Santo Agostinho)

Irmãos e irmãs, com a mesma perplexidade, todos nós tomamos conhecimento do triste fato da morte de nosso querido Padre Eduardo Pegoraro. Ainda que humanamente nossos sentimentos sejam variados em relação ao acontecido, somos convidados, pela confiança em Nosso Senhor, a nos confortarmos nesta hora.

Assim como todos, também eu, arcebispo e portanto, pai de nosso Padre Eduardo, não sei bem as palavras a serem usadas, por isso recorri a Santo Agostinho, neste belo poema sobre a morte. Sim, o jovem e bom padre Eduardo passou para o outro lado do caminho, não está longe... Continuará sendo para nós, o amigo de sempre, porém agora, junto ao Cristo Ressuscitado, razão de sua vida e de seu ministério.

Convido a todos, para que neste momento nos unamos de verdade, numa grande prece de reconciliação, na ocasião em que nos aproximamos da Festa de Pentecostes. Uma prece pela Igreja de Passo Fundo, que perde um valoroso colaborador. Uma prece por este irmão, para que alcance o descanso dos justos, preparado pelo Cristo àqueles que tudo entregaram por Ele.

É hora de dor, mas também hora de Fé e de Esperança. É o valoroso alento da Fé que nos deve impulsionar neste momento. Rendamos nossas homenagens humanas ao Padre Eduardo, mas a maior homenagem que poderemos lhe ofertar é continuar nos convertendo e servindo o Senhor e a Sua Igreja assim como fez este irmão. Homem sereno e pacifico, eis duas virtudes que o Padre Eduardo nos deixa.

Padre Eduardo, vá em paz, vá com Deus! Obrigado! Lá do céu olhe por cada um de nós, por nossa Arquidiocese. Que a Mãe Aparecida abra seus braços e acolha este filho. E na confiança da fé dizemos: Dai-lhe Senhor o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz! Amém.

Dom Antonio Carlos Altieri
Arcebispo Metropolitano de Passo Fundo







Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário