terça-feira, 26 de maio de 2015

Prepara-se: O "garoto" está de volta e promete travessuras no clima da região



Um velho aliado dos produtores rurais dos estados do Sul está de volta. O El Niño deve trazer chuva em abundância especialmente na primavera. A meteorologista Estael Sias anunciou o retorno do fenômeno que influencia o clima em várias partes do mundo em palestra realizada nesta terça-feira (26) na AABB de Três de Maio.

Conforme Estael, seis trimestres consecutivos de temperaturas do Oceano Pacífico em elevação na região equatorial "indicam até agora um evento de El Niño considerado de fraca intensidade, com tendência a passar ao estágio moderado até o final do ano". Desde o início do ano, a Metsul Meteorologia, empresa da qual Estael é sócia, já faz o alerta sobre a influência do El Niño nas condições do tempo no Rio Grande do Sul. 

O inverno deve ter chuvas acima da média com risco de grandes acumulados de chuva em curto espaço de tempo, o que pode causar danos com a elevação do nível de rios e córregos. “As precipitações pluviométricas em excesso podem prejudicar, também, as lavouras de inverno”, alerta.  O inverno de 2015 não deve ser rigoroso e os períodos de frio devem ser curtos. 

De acordo com Estael, a expectativa é que o El Niño seja um grande aliado dos agricultores da região no próximo verão. O fenômeno deve provocar chuvas abundantes e regulares e garantir uma grande produção de soja.

O El Niño é um fenômeno causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial. Sua principal característica é a capacidade de afetar o clima a nível mundial através da mudança nas correntes atmosféricas.

O nome “El Niño” foi escolhido pelo fato do fenômeno de aquecimento das águas na costa do Peru acontecer em dezembro, próximo ao Natal, e faz referência ao “Menino Jesus” ou, em espanhol “Niño Jesus”. O fenômeno já era conhecido entre os pescadores da região por causar diminuição na oferta de pescados nesse período, mas, só ganhou fama mundial após o período de 1997 a 1998 quando alcançou seu período de maiores efeitos.


Fonte: Rádio Colonial | Três de Maio
Foto: Cintia Raquel Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário