quinta-feira, 31 de março de 2011

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório<br /><b>Crédito: </b> Antônio Sobral / CP Memória

Justiça interdita Penitenciária Modulada Estadual de Osório 
Crédito: Antônio Sobral / CP Memória

     A Justiça gaúcha determinou, nesta quinta-feira, a interdição total das alas de regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de Osório. O regime semiaberto teve interdição parcial e o aberto foi fechado de forma definitiva. A decisão foi tomada após pedido do Ministério Público, a partir de inspeção realizada na unidade penitenciária.
     Durante a fiscalização, foram verificadas diversas irregularidades: superlotação da massa carcerária, deficiências estruturais e nos materiais dos alojamentos, além de falta de higiene e de condições de habitação. Além disso, a cadeia contava com baixo número de agentes para controle e segurança do local.
     A penitenciária tem uma capacidade para 476 apenados para o regime fechado. No entanto, atualmente tinha 1.265 apenados, distribuídos nos três regimes. Para atender às dificuldades em remover os detentos para outras casas prisionais, a juíza Conceição Aparecida Canho Sampaio, que assinou o caso, autorizou o recebimento e permanência de presos, em caráter provisório, por prazo irrevogável de mais cinco dias. 
     A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) é a responsável pela remoção dos detentos para outras casas prisionais. 
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário