quinta-feira, 31 de março de 2011

Em meio a crise, presidente anuncia eleições para 5 de junho em Portugal

O presidente Anibal Cavaco Silva durante o anúncio do palácio presidencial Belem, em Lisboa (Foto: Armando Franca / AP)

O presidente Anibal Cavaco Silva durante o anúncio
do palácio presidencial Belem, em Lisboa
(Foto: Armando Franca / AP)

     O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, anunciou nesta quinta-feira (31) a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas antecipadas no dia 5 de junho, em uma decisão esperada após a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates na semana passada.
     "Depois da renúncia do primeiro-ministro, decidi dissolver o Parlamento e convocar eleições gerais para 5 de junho", disse Cavaco Silva em declaração transmitida pela televisão.
     Ele acrescentou que a administração de Sócrates permanecerá como governo interino até as eleições.
     Uma crise financeira levou à renúncia do primeiro-ministro na semana passada, após o Parlamento rejeitar um plano de austeridade, o que provocou rebaixamentos da nota do país por agências de classificação de risco, que afirmaram que um pacote de resgate financeiro do país é agora mais provável.
     A permanência do governo de Sócrates em caráter interino até a eleição pode prejudicar a capacidade do governo de buscar um pacote de resgate, mesmo que a situação de financiamento se deteriore ainda mais.
     Economistas têm se concentrado em dois grandes pagamentos de dívida nos próximos meses. A maioria deles afirma que o país levantou recursos suficientes neste ano para poder honrar cerca de 4 bilhões de euros (5,63 bilhões de dólares) em abril.
     Mas outros afirmam que o país ainda precisa conseguir dinheiro para pagar quase 5 bilhões de euros em junho, o que pode se provar proibitivamente caro ou sem atratividade para os investidores.
Fonte: Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário