quinta-feira, 31 de março de 2011

Edegar Pretto defende hospital regional de Palmeira das Missões em Brasília



     No que depender do deputado Edegar Pretto, o Hospital Público Regional com sedes em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen está perto de sair do papel. Ele acompanhou um grupo de mais de 100 pessoas representando prefeituras da região em uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, nesta terça-feira (29), para apresentar o projeto do hospital de média e alta complexidade que atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
     Com o plenário cheio, o ministro se disse comprometido com a execução mais rápida possível da obra e impressionado com o tamanho e a importância da construção do hospital para a população da região.
     Como único deputado estadual presente, Edegar Pretto falou das mudanças que a obra trará para os moradores da região. “Muitas vezes as pessoas saem de suas casas ainda mais doentes do que já estão pela distância e a incerteza do atendimento. Palmeira das Missões vai se tornar um centro de referência em saúde do estado”, disse.
     O hospital beneficiará cerca de 500 mil pessoas e contará com 180 leitos em um primeiro momento para atendimento de média e alta complexidade. Já estão empenhados R$ 40 milhões do governo federal para a realização da obra, em um convênio assinado ainda no governo anterior, pelo ex-ministro José Gomes Temporão.
     Um representante da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul presente no encontro falou da disposição do governo em dar as condições para que a obra se concretize. Ele garantiu que o projeto contará com a participação do governo gaúcho.

Deputado discute implantação de albergue público no município
     Como o hospital deve atrair muitos pacientes de outros municípios, já que se tornará referência na saúde regional, foi tratado também na reunião o tema do Projeto de Lei 36/2011, do Poder Executivo, que institui o Programa Casas da Solidariedade, os albergues públicos.
     O projeto vai ser levado a discussão em Palmeira das Missões nesta sexta-feira (01) em uma audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos proposta por Edegar Pretto. Já foram convidados para participar representantes de saúde e de assistência social dos municípios da região, do governo do estado e do governo federal, além da comunidade em geral. A audiência pública será realizada às 8h30min na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões.
Fonte: Cristina Rodrigues - MTE 14850 / Gabinete do deputado Edegar Pretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário