segunda-feira, 28 de março de 2011

1º Seminário de Turismo da Rota do Yucumã destaca potencialidades da Região Noroeste

     Cerca de 280 pessoas participaram sexta-feira (24/03) do 1º Seminário de Turismo da Rota do Yucumã, evento realizado no Clube Recreativo Comercial de Tenente Portela e promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal e Consórcio Rota do Yucumã. A secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, palestrou sobre as perspectivas para o turismo no Rio Grande do Sul. Ela também visitou o Parque do Turvo e o Salto do Yucumã.
     No primeiro painel, foram debatidas as potencialidades turísticas da região e como os atrativos e as belezas naturais podem se transformar em produtos turísticos. Discutiu-se também o papel do poder público no desenvolvimento do setor. "Além de reunir instituições comprometidas com o turismo, o seminário foi propositivo, indicando alternativas e questionando a situação em que se encontra o turismo nos 33 municípios que integram a Rota do Yucumã", salientou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Antônio Altíssimo.
     Duas experiências de sucesso na área do turismo foram mostradas no segundo painel. Tânia Treviso, da Emater/RS-Ascar de Salto do Jacuí, apresentou o trabalho realizado junto às comunidades indígenas da região. Já Juliana Rose Jasper, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, falou sobre turismo rural e o Roteiro Delícias da Colônia, que envolve os municípios de Imigrante, Estrela e Colinas. 
     A Rota do Yucumã localiza-se na região Noroeste Colonial e é formada pelos 33 municípios das microrregiões Celeiro e Planalto Médio. O principal atrativo do roteiro é o Salto Yucumã, que está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo e é considerado o maior Salto longitudinal do mundo, com mais de 1800 metros de comprimento.
     A partir dos temas debatidos durante o seminário, será elaborada uma carta com propostas de mudanças e melhorias na Rota do Yucumã. 


Fonte: Júlio Fiori / Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário