No primeiro painel, foram debatidas as potencialidades turísticas da região e como os atrativos e as belezas naturais podem se transformar em produtos turísticos. Discutiu-se também o papel do poder público no desenvolvimento do setor. "Além de reunir instituições comprometidas com o turismo, o seminário foi propositivo, indicando alternativas e questionando a situação em que se encontra o turismo nos 33 municípios que integram a Rota do Yucumã", salientou o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Antônio Altíssimo.
Duas experiências de sucesso na área do turismo foram mostradas no segundo painel. Tânia Treviso, da Emater/RS-Ascar de Salto do Jacuí, apresentou o trabalho realizado junto às comunidades indígenas da região. Já Juliana Rose Jasper, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, falou sobre turismo rural e o Roteiro Delícias da Colônia, que envolve os municípios de Imigrante, Estrela e Colinas.
A Rota do Yucumã localiza-se na região Noroeste Colonial e é formada pelos 33 municípios das microrregiões Celeiro e Planalto Médio. O principal atrativo do roteiro é o Salto Yucumã, que está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo e é considerado o maior Salto longitudinal do mundo, com mais de
A partir dos temas debatidos durante o seminário, será elaborada uma carta com propostas de mudanças e melhorias na Rota do Yucumã.
Fonte: Júlio Fiori / Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Nenhum comentário:
Postar um comentário