OMS se prepara para o "pior" após
novos casos de ebola no Congo | Foto: Jonh Wessels / AFP / CP
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou
nesta sexta-feira que o risco de propagação do vírus do ebola na República
Democrática do Congo (RDC) é elevado e que se prepara paro "o pior cenário
possível". "Estamos muito preocupados e nos preparamos para todos os
cenários, incluindo o pior cenário possível", declarou o diretor do
programa de resposta de emergências da OMS, Peter Salama, em uma entrevista
coletiva em Genebra.
A OMS registrou 32 casos ebola, incluindo 18 mortes, no país entre 4
de abril e 9 de maio, na região de Bikoro, ao nordeste de Kinshasa, na
fronteira com Congo-Brazzaville. Três dos 32 casos (dois confirmados, 18
prováveis e 12 suspeitos) afetam funcionários da área de saúde, de acordo com
Salama, situação que preocupa especialmente a OMS porque eles podem se tornar
um fator "amplificador" da epidemia. Salama também anunciou o início,
no fim de semana, de uma ponte aérea com helicópteros para transportar material
sanitário a esta região, que tem poucas infraestruturas.
A OMS também espera a autorização do governo da
RDC para começar a distribuir uma vacina experimental contra o ebola. Embora a
doença pareça no momento limitada geograficamente, existe "um risco
elevado a nível nacional", afirma um boletim da organização, que enviou
vários epidemiologistas à região. A nível regional, oito países vizinhos da RDC
permanecem em estado de alerta, segundo a OMS.
AFP
Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário