domingo, 27 de janeiro de 2019

Bombeiros confirmam 37 mortos na tragédia de Brumadinho

Trabalho de buscas foi interrompido após risco de novo rompimento

Bombeiros confirmam 37 mortos na tragédia de Brumadinho | Foto: Mauro Pimentel / AFP / CP
   Bombeiros confirmam 37 mortos na tragédia de Brumadinho | Foto: Mauro Pimentel / AFP / CP

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou na manhã deste domingo que a tragédia da barragem de retenção de resíduos da mina do Feijão já deixou 37 mortos na cidade de Brumadinho. O número foi confirmado pelo porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara. Ele também informou que as buscas, que haviam sido retomadas às 4h, foram interrompidas quando as sirenes tocaram indicando a possibilidade de rompimento da barragem B6, que funciona como depósito de água e tem volume de um milhão de m³.


Aihara comunicou que as pessoas da parte baixa da cidade devem deixar suas casas e se deslocar para a Igreja Matriz, a Delegacia ou o Morro do Querosene. Se houver rompimento, esses lugares não serão afetados porque estão na parte alta do município. O tenente ainda afirmou que a contagem de vítimas é feita somente após a retirada dos corpos, não com a localização deles, com o intuito de evitar conflito de informações. Até o momento, 192 pessoas já foram resgatadas. No local, trabalham cerca de 200 integrantes do Corpo de Bombeiros, dos quais 175 são especializados no trabalho de resgate de vítimas de soterramento.

O ônibus encontrado soterrado na lama ainda não foi retirado. A informação é que é necessário um maquinário específico. Os bombeiros suspeitam que tenha mais pessoas sem vida no veículo. No total, 81 famílias estão desabrigadas, segundo o número oficial da Defesa Civil. Uma nova atualização está prevista para ocorrer às 10 horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o espaço aéreo da região afetada pelo rompimento da barragem 1, em Brumadinho, Minas Gerais, está fechado a partir de hoje para aeronaves em geral por determinação da aeronáutica.


Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário