segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Velejadores presos em Cabo Verde por tráfico internacional podem ser postos em liberdade



Velejadores presos em Cabo Verde por tráfico internacional podem ser postos em liberdade
   Créditos: Divulgação

Os velejadores brasileiros e o capitão francês, que haviam sido condenados em 1ª instância por tráfico internacional de drogas, podem receber liberdade a qualquer momento, conforme determinação do Tribunal da Relação do Barlavento, que anulou decisão do juiz Antero Tavares.

O acórdão se manifestou favorável a solicitação da defesa dos brasileiros, para que as testemunhas do baiano, Rodrigo Dantas, sejam ouvidas. Portanto, o processo seguiria a partir da etapa de ouvir testemunhasA decisão também não considerou o inquérito da Polícia Federal que aponta a inocência dos brasileiros, em relação ao que havia escondido no barco.

Com a anulação da decisão do juiz, que condenou os quatro presos a 10 anos de reclusão sem ouvir as testemunhas da defesa, o grupo estaria recolhido de forma preventiva. Como o prazo máximo de 14 meses para a prisão provisório, o passo-fundense Daniel Guerra, detido desde agosto de 2017, pode ser solto a qualquer momento.

O prazo de prisão preventiva dos outros dois condenados, Daniel Dantas e Rodrigo Dantas só termina no mês deabril, pois aguardaram o julgamento em liberdade até o mês de dezembro de 2017. De qualquer forma, os dois também podem aguardar o julgamento em liberdade se a defesa requerer a revisão da medida de coação.

Os velejadores também podem ser soltos, se o TRB se pronunciar favoravelmente em relação ao recurso principal, que pede a absolvição de todos os detidos.


Por Cissa Battistella
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário