sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Dia do Carteiro: categoria aguarda concurso público para suprir demanda da cidade


Dia do Carteiro: categoria aguarda concurso público para suprir demanda da cidade
   Créditos: Reprodução/Internet

De acordo com o sindicato da categoria, os carteiros vivem um momento de muitos desafios com o sucateamento dos Correios e sobrecarga de trabalho.

Para marcar o Dia dos Correios e Telégrafos e Dia do Carteiro, celebrado hoje (25), a Rádio Uirapuru conversou com o diretor do Sindicato Regional dos Trabalhadores dos Correios, Josemar Lara. Ele ressaltou o empenho dos profissionais na entrega das encomendas. Destacou que o treinamento de carteiros foi sendo suprimido ao longo dos tempos, sendo que hoje há um grande número de terceirizados com prazo para se desligarem da estatal.

Uma das bandeiras do sindicato, junto ao governo Federal, é a realização de concursos públicos para a contratação de carteiros. Passo Fundo possui entre 70 e 80 carteiros, quatro deles terceirizados, quando precisaria de 110 a 120.

Lara salienta que os concursados passam por um curso em Porto Alegre, aprendem sobre a finalidade da função e sobre a idoneidade da categoria, o que os diferencia de um terceirizado. Segundo o sindicalista, eles não tem a identificação com os Correios como o carteiro concursado. Contou que devido à falta de efetivos, os profissionais se dividem para suprir a demanda, inclusive fazendo horas extras diárias e trabalhando aos sábados.

Nessa época do ano a demanda é ainda maior por causa dos serviços do Detran. As entregas chegam a aumentar mais ou menos 30%.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário