quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Avião de Emiliano Sala segue desaparecido e esperanças diminuem

Jogador viajava para Cardiff, após deixar a equipe francesa do Nantes

Avião de Emiliano Sala segue desaparecido e esperanças diminuem | Foto: Loic Venance / AFP / CP
   Avião de Emiliano Sala segue desaparecido e esperanças diminuem | Foto: Loic Venance / AFP / CP

As esperanças de encontrar com vida o jogador argentino Emiliano Sala diminuíram ao longo desta terça-feira, na medida em que não foram encontrados indícios do pequeno avião em que viajava e que desapareceu na segunda-feira à noite no Canal da Mancha. A polícia anunciou, por volta das 15h (horário de Brasília), a interrupção das operações de busca, centradas no ponto onde a aeronave desapareceu dos radares, cerca de vinte quilômetros ao Norte da ilha britânica de Guernesey.

"Não encontramos nenhum indício das pessoas que estavam a bordo. Se caíram na água, as chances de sobrevivência são, a essa altura, infelizmente, escassas", indicou a polícia em sua conta no Twitter, explicando que as buscas serão retomadas nesta quarta-feira.

Sala, de 28 anos, viajava na segunda-feira para Cardiff, a cidade galesa do clube da Premier League para o qual tinha acabado de ser transferido, deixando a equipe francesa do Nantes, onde jogava até agora. "Infelizmente, tememos o pior", declarou o diretor-geral da agência de socorro marítimo Channel Islands Airsearch, John Fitzgerald.

"É desesperador"

O alerta foi dado às 18h20min (horário de Brasília) de segunda-feira à noite pelo controle aéreo de Jersey, indicando que um pequeno avião de turismo monomotor Pier PA-46 Malibu havia desaparecido de seu radar. Segundo os controladores aéreos, o avião, que voava em um primeiro momento a 5 mil pés, teria solicitado descer a 2,3 mil pés, quando o contato foi perdido.

As buscas para encontrar o avião que levava duas pessoas foi interrompida à noite pelas difíceis condições meteorológicas. Nenhuma pista da aeronave foi encontrada. O rastreamento do avião foi retomado nesta terça às 06h00 (horário de Brasília), comandado pela guarda costeira de Guernesey, com meios britânicos e franceses. Autor de 12 gols com o Nantes na primeira metade da temporada, o jogador foi transferido para o Cardiff por uma quantia recorde para o clube galês de 17 milhões de euros. "Estamos muito preocupados pelas últimas notícias, com Emiliano Sala. Esperamos uma confirmação antes de poder falar mais sobre o assunto", disse o presidente do Cardiff, Mehmet Dalman.

A contratação de Sala tinha como objetivo salvar o modesto Cardiff, atual 18º colocado da Premier League, na zona de rebaixamento. Na segunda-feira, Sala havia ido ao centro de treinamento do Nantes, que nesta terça adiou sua partida da Copa da França de quarta devido ao desaparecimento, para recuperar seus últimos objetos pessoais.

A conta do Twitter do clube publicou uma foto do atacante rodeado de seus antigos companheiros. "É desesperador, não dá para acreditar. Não sei de nada. Ninguém me ligou (dos clubes), soube pela imprensa. Eu falei com ele no domingo", disse o pai do jogador à imprensa argentina.

Segundo mensagem de voz atribuída a Sala e reproduzida pela imprensa argentina, o atacante teria confessado a seus amigos preocupação com as condições do aparelho: "Estou aqui em cima em um avião que parece estar caindo aos pedaços, indo para Cardiff". "Se em uma hora e meia não tiverem notícias minhas, não sei se vão mandar alguém me buscar, porque não vão me encontrar, mas já sabem. Papai! Que medo eu tenho", teria dito Sala em mensagem no Whatsapp.

No Bordeaux pelo Projeto Crescer

Sala foi revelado pelo Bordeaux, onde chegou ainda adolescente através do Projeto Crescer, a escola de futebol criada pelo clube francês na província de Córdoba, na Argentina. Cedido a diferentes clubes (Orléans, Niort e Caen), marcou gols mas não chegou a se firmar nas equipes, sendo vendido em 2016 ao Nantes por um milhão de euros.

Em Haillan, o centro de treinamento do Bordeaux, havia nesta terça-feira um sentimento de tristeza. O meia argentino Valentín Vada, a quem Sala considerava como um irmão caçula, escreveu no Twitter: "Vamos, meu irmão! Reapareça por favor!".

Centenas de torcedores do Nantes se reuniram nesta terça-feira e fizeram uma homenagem improvisada ao jogador, colocando velas, flores, cachecóis e uma bandeira argentina em uma praça central. O jogador de 1,87 metro de altura havia assinado um contrato com o Cardiff por três temporadas e meia.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário