sexta-feira, 19 de maio de 2017

Conferência da Saúde das Mulheres reúne grande público em Santo Augusto

Médica, Promotora de Justiça e Delegado abordaram assuntos sobre Saúde da Mulher e Violência Doméstica


A tarde chuvosa de quinta-feira, 18, não impediu a presença de um grande público na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Santo Augusto. 
Contando com a Pré-Conferência, realizada na segunda-feira, 15, em torno de 300 pessoas participaram dos eventos. 

O Prefeito, Naldo Wiegert, realizou a abertura do evento, agradecendo a presença de todos e enfatizando que os municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, que inclui Santo Augusto, no primeiro trimestre deste ano, tiveram a menor mortalidade infantil do estado. 

Em seguida, os presentes puderam acompanhar dados sobre a violência contra as mulheres no Brasil, apresentados pela Promotora de Justiça, Marciéli da Silva Serafim Preis. No país, uma mulher é assassinada a casa duas horas. A média é de 13 mulheres assassinadas por dia. Os dados constam no Mapa da Violência Contra a Mulher, estudo feito entre 2003 e 2013. 

Outro dado alarmante, e que demonstra a importância de eventos como o realizado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, é que o Brasil é o quinto país em número de feminicídios no mundo.

Quem também trouxe informações sobre a violência doméstica foi o Delegado de Polícia de Santo Augusto, Gustavo Fleury. Com sua fala, o público pode entender os caminhos que levam à violência doméstica e o suporte que a Justiça oferece às vítimas. 

No município, de acordo com o delegado, os dois últimos feminicídios ocorreram nos anos de 2014 e 2015. Em pelo menos um deles, que ocorreu na Avenida Central, o autor foi o marido, que tinha antecedentes criminais por violência domestica. 

Com outra abordagem, quem também apresentou informações importantes sobre a saúde da mulher foi a Médica, Kátia Karoline Webers, que apontou o câncer como sendo a doença que mais mata mulheres em Santo Augusto. Nesse sentido, ela ressaltou a importância das mulheres fazerem exames, principalmente o preventivo e a mamografia. Procedimentos realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades de Saúde e no Hospital Bom Pastor, no caso da mamografia. 

Ela também reforçou a importância das crianças acima de nove anos serem vacinadas contra o HPV. A imunização protege contra a doença, maior causadora dos cânceres de colo de útero. 

O evento foi finalizado com a escolha dos Delegados que representarão o município nas conferências de saúde Estadual e Nacional. Representando os prestadores de serviço da saúde foram escolhidos Naiane Camillo como titular e Cristiane Maria Speroni como suplente. Em relação aos usuários da saúde, como titular ficou Gladis Novach e Arlei Alves do Amaral como suplente.






Postado por: Maira Kempf
Fonte/Fotos: Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário