quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Setrem vai realizar testes gratuitos contra hepatite, sífilis e HIV

Ação acontece em 19 e 20 de agosto para colaboradores, professores e acadêmicos da Faculdade

   Testes vão acontecer no prédio 7, no período da noite

Em 19 e 20 de agosto, a Setrem estará disponibilizando testes rápidos contra as hepatites B e C, sífilis e HIV aos colaboradores, professores e acadêmicos da Faculdade. A coleta vai acontecer no período da noite, das 19h às 23h, no prédio 7. Na segunda-feira será nas salas 703 e 708. Na terça-feira, nas salas 708 e 724.

A atividade será executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três de Maio, com o apoio do curso superior de Enfermagem da Setrem. Os testes da hepatite C serão doados pelo Rotary Club e os demais testes pela SMS e 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

"Para estes dias, todos os professores e colaboradores estão convidados. Os estudantes interessados serão chamados em sala de aula. Será realizado um cadastro, coletada uma gota de sangue do dedo, tipo exame de glicose, para cada exame e o resultado, na forma de laudo, será enviado posteriormente à Setrem para ser entregue às pessoas. Não é preciso nenhum preparo anterior para realizar os testes”, explica o coordenador do curso de Enfermagem, Gilberto Souto Caramão.

Ele destaca que o Brasil vive uma epidemia de sífilis. "É uma grave infecção sexualmente transmissível (IST), transmitida por meio de relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada ou, ainda, pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou o parto”, explica.

Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. "Os testes são seguros e confiáveis. Vamos fazer a nossa parte, contribuindo para a detecção precoce de doenças, que poderá ajudar muito para um bom prognóstico”, esclarece Gilberto Caramão. O não tratamento da sífilis, por exemplo, pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte.

Esse evento é promovido pelo Rotary com apoio da Setrem e Prefeitura Municipal.


Fonte: PORTAL SETREM

Nenhum comentário:

Postar um comentário