segunda-feira, 26 de agosto de 2019

G7 corrige valor e destinará R$ 83 milhões para queimadas na Amazônia

Aviões Canadair serão usados no combate às chamas

Nações concordaram em assistência de médio prazo para reflorestamento
   Nações concordaram em assistência de médio prazo para reflorestamento 

O G-7, grupo de países mais ricos do mundo, decidiu nesta segunda-feira desbloquear uma ajuda de urgência de 20 milhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 83 milhões, para combater os incêndios florestais na Amazônia. O valor foi corrigido após o presidente francês ter anunciado 20 milhões de euros para a medida. A verba será usada principalmente para o envio de aviões para apagar o fogo na região.

Além de mandar um frota aérea, o G-7 elaborou um plano de ajuda a médio prazo destinado ao reflorestamento que será apresentado na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas no fim de setembro. Para isso, será necessário um acordo entre o Brasil, organizações não governamentais (ONGs) e populações locais.

A ajuda para a Amazônia foi anunciada durante uma reunião da cúpula do G-7 sobre o meio ambiente, em que se discutiu a situação enfrentada pela floresta. Macron priorizou o tema e no sábado, 24, pediu "a mobilização de todas as potências" para lutar contra as chamas e reflorestar a área devastada. "Devemos responder ao chamado da selva que arde hoje na Amazônia de forma muito concreta", afirmou o presidente francês depois de questionar ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

De acordo com os últimos números, o País detectou 79.513 focos de incêndios desde o início do ano, dos quais mais da metade foi na Amazônia. Pressionado pela comunidade internacional, o Brasil reagiu neste domingo, 25, e enviou à região que está pegando fogo dois aviões C-130 Hércules.


Por AE e AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário