sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Deputada Any Ortiz defende fim da aposentadoria especial dos deputados e relata resistência na Assembleia


Deputada Any Ortiz defende fim da aposentadoria especial dos deputados e relata resistência na Assembleia
   Créditos: Reprodução/Internet

Protocolado no início do ano, o projeto da deputada Any Ortiz (PPS) para extinguir a aposentadoria especial dos deputados estaduais enfrenta resistência na Assembleia.

Ao vivo na Uirapuru, a parlamentar narrou que a pauta levou cerca de cinco meses até que fosse aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e estivesse apta a ser votada. No entanto, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa protocolou outro projeto de lei nesta semana, que segundo alguns parlamentares, pode tirar força do texto apresentado por Any Ortiz.

A deputada afirma que esta última proposição é muito semelhante a dela e também propõe a extinção do plano especial de aposentadoria. Contudo, em um dos artigos, abre brecha para a manutenção do regime para os deputados que atualmente aderiram a aposentadoria especial.

Any revelou que no início do ano os parlamentares foram questionados se optariam por contribuir para a aposentadoria especial ou para o Regime Geral da Previdência. A deputada busca o fim deste sistema, pois na legislação de 2014 é possível que o benefício seja pago aos dependentes mesmo após a morte do beneficiário.

Se o projeto de Any for aprovado pelo plenário, o regime especial acaba e serão retirados do plano em até 180 dias, recebendo o valor investido pelo deputado devolvido e corrigido. Após isso, a aposentadoria especial é extinta e os parlamentares começam a contribuir para o Regime Geral, já que nenhum deputado está aposentado atualmente pelo plano especial, o que evitaria gastos futuros.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário