terça-feira, 13 de agosto de 2019

Polícia Civil lança campanha para estimular uso da Delegacia Online


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Delegacia Online

Apenas 15% das ocorrências de perda de documento são comunicadas via internet. Estudo verificou que 46% de todos os registros na instituição poderiam ter sido feitos pelo site

Há quase duas décadas, quem perde um documento no Rio Grande do Sul não precisa perder também parte do seu tempo com deslocamento e espera para fazer o registro na Polícia Civil – dá para fazer tudo na internet, em poucos cliques e sem sair de casa. O mesmo vale para outros 15 tipos de ocorrências. E para aumentar a parcela de gaúchos ligados nessa facilidade, foi lançada nesta terça-feira (13) uma campanha para orientar e estimular o uso da Delegacia Online, disponível no site da Polícia Civil.

Criada em 2002, a Delegacia Online tem a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Por meio do site, é possível realizar a comunicação de 16 tipos de fatos, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia.

O portal oferece agilidade, economicidade e prestação de serviço. Ao fazer o registro por meio da Delegacia Online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma DP. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone.

A campanha de divulgação da Delegacia Online conta com vídeos explicativos e cards com informações que serão veiculados nas redes sociais da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A ampliação do uso da Delegacia Online também pode ajudar a desafogar o volume de atendimento nas delegacias físicas, abrindo espaço para casos de maior gravidade e urgência. Uma avaliação da Polícia Civil verificou que, atualmente, 46% das ocorrências registradas na Polícia Civil são de situações não criminais, que poderiam ser comunicadas pela internet. “Hoje em dia, apenas 15% das ocorrências de perda de documento são registradas através do portal digital”, disse a delegada Silvia Cristina Sehn, responsável pela Delegacia Online.

Para impulsionar a utilização do site, a Polícia Civil estuda orientar que, a partir do ano que vem, essas ocorrências sejam registradas apenas por meio da Delegacia Online, de forma a qualificar o atendimento nas delegacias presenciais para ocorrências efetivamente criminais.

Conforme a chefe de polícia, delegada Nadine Anflor, estimular o cidadão a utilizar a Delegacia Online é fundamental para agilizar e qualificar o serviço ao público. “Temos a preocupação de atender a sociedade com excelência, tanto de forma presencial quanto por meio da Delegacia Online. Mas temos a convicção que o usuário, optando em utilizar o portal para os tipos de crimes previstos, além de ser beneficiado com agilidade e economia de tempo, contribuirá para que os demais cidadãos tenham prioridade no atendimento presencial em delegacias ao efetuarem registros referentes a tipos de crimes ainda não contemplados pelo serviço via internet”, explica Nadine.

ACESSE

Delegacia Online - www.delegaciaonline.rs.gov.br

Também é possível acessar clicando no banner da Delegacia Online na capa do site da Polícia Civil (www.pc.rs.gov.br).


Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

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