domingo, 29 de julho de 2018

Terremoto de magnitude 6,4 atinge ilha da Indonésia

Tremor atingiu ilha popular entre turistas do país

Terremoto de 6,4 graus atingiu ilha turística da Indonésia | Foto: AFP / CP
   Terremoto de 6,4 graus atingiu ilha turística da Indonésia | Foto: AFP / CP

Um terremoto de magnitude 6,4 foi registrado neste domingo (horário local) em uma das ilhas que compõem o arquipélago da Indonésia, segundo anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Ainda não há informações sobre vítimas, ou danos.

O sismo aconteceu às 6h47min locais (19h47min de sábado pelo horário de Brasília), a uma profundidade de sete quilômetros, com epicentro na ilha de Lombok. A ilha fica no Sudeste da Indonésia e é muito popular entre os turistas, a cerca de 100 quilômetros da paradisíaca Bali.

Composto por milhares de ilhas, o arquipélago da Indonésia está na zona denominada Cinturão de Fogo do Pacífico, devido à sua intensa atividade sísmica. O país é frequentemente abalado por tremores, a maioria inofensiva, mas esta região acompanha com atenção qualquer atividade sísmica pelo risco de tsunami.

Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto de magnitude 9,3 frente à costa de Sumatra, no Oeste da Indonésia, deixou 220 mil mortos em vários países voltados para o Oceano Índico. Destes, 168 mil viviam na Indonésia.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário