sexta-feira, 20 de julho de 2018

Jaguatirica é encontrada morta na localidade do Km 10 em Três de Maio


Internauta via Whatssap

Uma Jaguatirica foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (20), na localidade do Km 10. Provavelmente o animal foi atropelado por um veículo.

Um internauta que se deslocava na estrada que dá acesso a sede do distrito de Manchinha, percebeu a presença do animal na lateral da estrada, já sem vida. O local é próximo da RS 342, rodovia que liga Três de Maio e Horizontina.

Em Três de Maio, outras duas Jaguatiricas já foram encontradas mortas por possíveis atropelamentos nas localidades de Bela Vista e Nossa Senhora do Carmo.

Saiba sobre a Jaguatirica, as suas características 

- A jaguatirica, também conhecida no Brasil como maracajá-açu, é um animal mamífero da família Felidae.

- No Brasil, a jaguatirica é encontrada em regiões de cerrado, florestas tropicais, caatinga e até no pantanal. Fora do território brasileiro, podemos encontrar jaguatiricas na região centro-sul dos Estados Unidos, norte da Argentina e Uruguai.

- Uma jaguatirica adulta mede entre 90 centímetros e 1,35 metros de comprimento. Portanto, é considerado um felídeo de porte médio.

- O habitat das jaguatiricas é bem diversificado. Vivem bem em áreas semiáridas, em florestas tropicais e até mesmo em regiões montanhosas.

- Os machos adultos pesam entre 7,5 e 9 quilos. Já as fêmeas, que são maiores, ficam entre 10,5 e 12 quilos.

- O período gestacional da fêmea ocorre entre 72 e 82 dias. Numa gestação, nasce um ou dois filhotes (raramente podem nascer 3 ou 4 filhotes).

- As jaguatiricas são carnívoras e se alimentam, principalmente, de mamíferos de pequeno porte, roedores, aves, répteis e ovos de tartaruga.

- Sua principal característica física é a presença, na sua pelagem, de manchas amarelas cercadas de preto, na posição horizontal. Nas pernas do animal, as manchas são de cor preta e formato arredondado.

- Em seu habitat, uma jaguatirica saudável pode viver entre 18 e 20 anos.

- A jaguatirica é um animal de hábito de vida diurno e noturno.

- O nome científico da jaguatirica é Leopardus pardalis.

Ameaça de extinção

Infelizmente, a jaguatirica é um animal que se encontra em ameaça de extinção. A principal ameaça é a destruição de seu habitat, provocado pelo desflorestamento. A caça, cujo objetivo é a venda da pele, é outra ameaça a esta espécie animal.


Fonte: Paulo Marques Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário