segunda-feira, 30 de julho de 2018

Ex-funcionários da COTRIJUI reivindicam direitos trabalhistas

Grupo foi demitido há setenta dias e até o momento não recebeu valores da rescisão!


Um grupo formado por 11 funcionários demitidos da Cotrijui unidade de Santo Augusto reivindica direitos trabalhistas. 

Demitidos no dia 21 de maio de 2018, o grupo – composto, em sua maioria, por trabalhadores que atuavam nos armazéns -, solicitam um posicionamento da empresa, hoje em recuperação judicial. 

Segundo os ex-funcionários, após a demissão, eles conseguiram apenas o FGTS, que estava desatualizado, e o seguro-desemprego. Nem mesmo o salário referente ao último mês de trabalho entrou nas contas dos trabalhadores, que alegam que essa situação se repetia com frequência. 

Nesses 70 dias após a demissão, ocorreram várias tentativas de contato com o RH da empresa em busca dos valores da rescisão, porém, a resposta é sempre a mesma, “na próxima semana vamos acertar”, disseram os trabalhadores. 

Para a demissão, a direção da cooperativa alegou que não precisava mais dos serviços, pois a unidade seria alugada. A única alternativa dada aos colaboradores foi um acordo, onde eles perderiam 50% do que tinham direito, mas, em contrapartida, seriam contratados pela empresa que alugou os prédios. Dos onze, apenas dois aceitaram, mas também não receberam seus direitos, informou o grupo. 

Entre os demitidos, alguns trabalhavam há 25 anos na cooperativa. Diante da situação, o sofrimento. “Contas chegando, a gente nem dorme mais [...] A gente não quer nada que não seja nosso por direito”, dizem, pedindo soluções e um posicionamento da cooperativa. 

A reportagem entrou em contato com funcionários da sede da cooperativa em Ijuí, e foi informada que os responsáveis pelo setor financeiro estão elaborando um cronograma de pagamento, porém, não há data prevista para o início dos depósitos. A única afirmação é que o pagamento será parcelado e que depende da entrada de recursos nos cofres da Cotrijui.


Postado por: Redação Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário