terça-feira, 24 de julho de 2018

Atualizada - Casal é preso em Santo Augusto durante operação Android

No total, foram presas 45 pessoas e apreendidos 200 quilos de drogas!

   Foto: Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira, 24, a Polícia Civil com apoio da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Ministério Público e Poder Judiciário deflagrou a operação Android. Autoridades policiais consideraram a megaoperação como a maior realizada na região Celeiro.

Coordenada pela Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, foram cumpridas 104 ordens judiciais - sendo 43 mandados de prisão e 61 mandados de busca e apreensão. As 45 prisões ocorreram nos seguintes municípios: Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, Palmeira das Missões, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Passo Fundo, Carazinho e Lagoa Vermelha. Além destas, outras 62 pessoas já haviam sido detidas durante as investigações. 

Os policiais também fizeram buscas em Dois Irmãos, Campo Bom e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos; Lajeado, no Vale do Taquari; Santiago, na Região Central; Charqueadas, na Região Carbonífera; Montenegro, no Vale do Caí; e São José, em Santa Catarina. 

O objetivo foi desmantelar complexas ações de traficância de drogas e crimes conexos, praticadas por indivíduos integrantes de organização criminosa comandada do interior de Casas Prisionais, onde se encontram recolhidos seus principais líderes. Durante a ofensiva, também foram apreendidos adolescentes e aproximadamente 200 quilos de drogas, informou a Polícia Civil. 

Em Santo Augusto, um casal – ele de 38 e ela de 25 anos - foi preso no bairro Glória, celulares também foram apreendidos. Os presos tinham antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes. 

Em entrevista à Rádio Querência, o delegado, Vilmar Schaefer, um dos coordenadores da operação, disse que “Santo Augusto foi um dos palcos onde começou a se tornar bastante visível esse fenômeno (monopólio de traficantes ligados às facções), até porque, um dos líderes dessa traficância matinha um ponto de venda de drogas bem significativo na cidade, que, inclusive no contexto de disputa desse espaço, houve mortes”. 

Ainda de acordo com o delegado, a maioria dos gerentes regionais e locais, responsáveis pela distribuição das drogas onde a facção tinha atuação (praticamente todos os municípios da região Celeiro), foram identificados e presos ao longo da investigação, e hoje, com a operação, que teve participação de 315 policiais, foram presas pessoas que eram as ramificações dessa cadeia criminosa, finalizou Vilmar Schaefer. 


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário