Ex-presidente do Grêmio Fábio Koff morre em
Porto Alegre | Foto: Fabiano do Amaral
O maior presidente da história do Grêmio, Fábio
Koff, morreu aos 86 anos, na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre. Ele
estava internado desde o último final de semana no Hospital Moinhos de Vento
para tratar uma infecção generalizada. Em contato com a reportagem, o
vice-presidente do departamento jurídico do clube, Nestor Hein, afirmou que a
Arena deve ser preparada para cerimônia de despedida do ex-mandatário.
"Recebi a notícia há 20 minutos. Conversei
com o presidente Romildo Bolzan e acredito que vamos preparar a Arena para uma
cerimônia", resumiu.
O mais vitorioso
Fábio Koff foi o presidente mais vitorioso na
história do clube. Com ele no comando, o Grêmio conquistou seu maior título, o
Mundial de 1983, e também as duas primeiras Libertadores da América, em 1983 e
1995.
O
primeiro mandato de Fábio Koff como presidente do Grêmio ocorreu no biênio
1982/1983. No primeiro ano, o clube amargou o vice-campeonato brasileiro com
derrota na final de polêmica arbitragem para o Flamengo. No ano seguinte,
porém, o Tricolor teve suas maiores glórias. O clube se tornou o primeiro do
sul do país a ganhar a Libertadores da América. Logo depois, o Grêmio ganhou o
Mundial de Clubes contra o Hamburgo no Japão.
Após se
recuperar de um câncer, Fábio Koff voltou a ser eleito presidente do Grêmio no
final de 1992. Iniciou o segundo mandato em 1993 e em 1994 ganhou a Copa do
Brasil, o que fez o Tricolor voltar a Libertadores após 10 anos. E a volta foi
em grande estilo. O time comandado por Felipão levou o bi da América em 1995.
No final do ano, o Tricolor perdeu o Mundial para o Ajax, mas acumulou as
conquistas do Campeonato Brasileiro e da Recopa Sul-Americana no ano seguinte
até o final do mandato de Koff, em 1997.O Grêmio ainda ganhou três Campeonato
Gaúchos no período.
Fora do
ambiente político do Grêmio por alguns anos, Fábio Koff retornou para vencer
uma pesada eleição contra Paulo Odone em 2012 e assumiu no biênio 2013/2014. Em
seu último mandato, o dirigente não conseguiu repetir as conquistas, mas
iniciou uma reestruturação do plantel que foi seguida por Romildo Bolzan Jr.
nos anos seguintes para as atuais conquistas.
O
ex-presidente do Grêmio começou a sofrer com problemas de saúde ainda em 2015 e
deixou o departamento de futebol do clube. Em 2016, Koff chegou a ficar
internado por três meses com dificuldades respiratórias. Desde então, passou
por diferentes internações até voltar ao hospital no último dia 4.
Correio
do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário