terça-feira, 26 de julho de 2011

Tempestade que causou estragos em Buenos Aires chega ao RS nesta terça


Tempestade que causou estragos em Buenos Aires chega ao RS nesta terça
Crédito: Reprodução / TV Argentina / CP




     A frente fria que provocou uma forte tempestade no fim da tarde desta segunda-feira em Buenos Aires chega ao Rio Grande do Sul nesta terça. De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol até aparece no começo do dia, em parte da Metade Norte, e da tarde para a noite no Sul e no Oeste, após a frente se afastar. Porém, na passagem do sistema, a nebulosidade aumenta e chove.
     Segundo a MetSul, há risco de chuva forte de curta duração em pontos localizados, e temporais isolados de granizo e sobretudo de vento forte no Estado. Os meteorologistas afirmam que dois fatores acentuam o risco de vendaval: o deslocamento muito rápido da frente fria e o acentuado contraste de temperatura entre as massas de ar quente e frio separadas pelo fenômeno.
     A temperatura sofrerá uma queda brusca e acentuada com a chegada da chuva e do vento. Em Porto Alegre, a mínima de 13°C deve ocorrer no final do dia e a máxima, de 23°C, entre o final da manhã e o começo da tarde.

Temporal assusta Buenos Aires 

     Em Buenos Aires, a tempestade começou no fim da tarde e arrancou árvores, causou estragos e deixou feridos. Granizo de até cinco centímetros caiu em Buenos Aires e arredores. O temporal prejudicou o trânsito nas rodovias que dão acesso à cidade ao provocar a queda de placas publicitárias, que voaram sobre as pistas. O meteorologista da TV argentina Matías Bertolotti não descarta a possibilidade de que tornados tenham atingido a região.
     Além disso, serviço de trens, segundo o jornal Clarín, registraram atrasos. Conforme o La Nación, houve pessoas que ficaram levemente feridas por incidentes causados pela tormenta. 
     A tempestade, entretanto, não chegou com a mesma força a Montevidéu, do outro lado do Rio da Prata, de acordo com o jornal uruguaio El País. Mesmo assim, a capital uruguaia registrou chuva forte, ventania e granizo isolado. No Rio da Prata, estação meteorológica situada entre Buenos Aires e Colonia registoru rajadas de 100 km/h. 
     A previsão indica queda de temperatura e o serviço metereológico uruguaio está em alerta para os temporais previstos para atingir outras partes do país durante a madrugada.

Fonte: Correio do Povo e MetSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário