quinta-feira, 28 de julho de 2011

Propaganda partidária do PDT vai ao ar nesta quinta-feira (28)

Propaganda partidária gratuita.

     O Partido Democrático Trabalhista (PDT) exibe, na noite desta quinta-feira (28), sua propaganda partidária em rede nacional. O programa tem duração de dez minutos e vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na televisão. O responsável pela geração da propaganda é a Rede Globo de Rádio e Televisão (RJ).
     Na próxima quinta-feira (04), será a vez de o Partido Trabalhista Cristão (PTC) exibir, no mesmo horário, seu programa partidário.

Regulamentação

     Diferentemente da propaganda eleitoral, que tem a finalidade de promover os candidatos, conquistar votos e apresentar suas propostas para o exercício do cargo eletivo, a propaganda partidária tem outros objetivos. A difusão dos programas partidários, a transmissão de mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com este relacionados e das atividades congressuais do partido, a divulgação da posição do partido em relação a temas político-comunitários e a promoção da participação política feminina são temas que a lei autoriza a veiculação na propaganda partidária.
     Entretanto, a lei proíbe: a participação de pessoa filiada a partido que não o responsável pelo programa; a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos; e a utilização de imagens ou cenas incorretas ou incompletas, efeitos ou quaisquer outros recursos que distorçam ou falseiem os fatos ou a sua comunicação. O partido que desrespeitar a norma fica sujeito a perder o direito de exibir o programa.

Tempo de propaganda

    
A Resolução 20.034/1997 do TSE regulamenta a propaganda partidária, prevista pela Lei 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). O partido que eleger, em duas eleições consecutivas, deputados federais em pelo menos cinco estados e obtiver 1% dos votos apurados no país, não computados os brancos e nulos, terá direito a veiculação de propaganda de dez minutos por semestre em rede nacional.
     Aos que elegerem no mínimo três representantes de cada estado, e os mantiverem filiados, a lei reserva o direito a um programa anual de dez minutos.
     Os que não alcançarem esta representação, mas estiverem cadastrados no TSE, terão o direito de transmissão de um programa de cinco minutos por semestre.

     Acesse o cronograma de veiculação de propagandas dos partidos referentes ao ano de 2011.

AR/LF

Fonte: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário