domingo, 24 de julho de 2011

Uruguai goleia o Paraguai e se torna o maior vencedor da Copa América


Forlán celebra o segundo gol charrua observado pelo botafoguense Arévalo - Daniel Gracia/AFP


     Desta vez, o Paraguai não empatou. O Uruguai sagrou-se campeão da Copa América ao aplicar 3 a 0 no time de Gerardo Martino, que vinha de cinco resultados de igualdade consecutivos, na tarde deste domingo no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. É o 15º título continental da seleção charrua, que agora supera a Argentina e se torna a maior campeã do torneio.

     O Uruguai entrou em campo disposto a decidir o jogo o mais rápido possível. Logo aos 2min, após cobrança de escanteio pela direita, o ex-são paulino Lugano cabeceou e o goleiro Justo Villar fez uma grande defesa. No rebote, Coates desferiu um novo cabeceio e o volante Ortigoza afastou a bola. Segundo os uruguaios, usando a mão. Mesmo com os protestos celestes, o árbitro brasileiro Sálvio Spínola mandou seguir.
     A equipe charrua acabou saindo frente aos 10 minutos mais tarde. A defesa paraguaia afastou o perigo após um lançamento charrua em sua área. Forlán ficou com a sobra e, rapidamente, fez nova ligação. A bola alçada pelo melhor jogador da Copa de 2010, que rapidamente manda na área. Luis Suárez apareceu na área, limpou a jogada e chutou forte à meia altura, com o pé esquerdo, para abrir o placar.
     O Paraguai se lançou à frente, mas tinha dificuldades em finalizar diante de uma defesa bem postada. O time celeste passou a apostar nos contraataques, e assim ampliou a vantagem aos 41min do primeiro tempo. O botafoguense Arévalo Ríos roubou a bola à frente da grande área e rolou para Forlán, que vinha da esquerda. O camisa 10 encheu o pé esquerdo e bateu cruzado para ampliar a vantagem uruguaia.
     O Paraguai voltou da segunda etapa pressionando o Uruguai. Logo aos 8min, Valdéz recebeu de Ortigoza dentro da área e emendou de voleio. A bola explodiu no travessão.
     Aos 18min, os dois treinadores fizeram substituições. O uruguaio, Oscar Tábarez, sacou o meia Álvaro Pereira para promover a entrada do atacante Cavani. Já o comandante paraguaio, Gerardo Martino, sacou Enrique Vera e Iván Piris para promover a entrada de Marcelo Estigarribia e Hernán Pérez. Tabárez voltou a mexer aos 25min: Diego Pérez saiu para a entrada de Eguren. As mudanças tornaram a partida mais truncada, com menos chances de gol.
     Já aos 44min, um contraataque decretou a goleada no Monumental. A bola passou de pé em pé até chegar em Diego Forlán. Ele ficou cara a cara com o Justo Villar e tocou na saída do arqueiro. Foi para coroar a conquista de uma equipe que teve uma campanha mais consistente e foi superior nos 90 minutos.
 
Fonte: CLICESPORTES / ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário