quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ajuizada ação contra ex-Vice-Prefeito de Horizontina por nepotismo

Cidade de Horizontina
     O Ministério Público de Horizontina ingressou com ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-vice-prefeito Eduardo Jorge Horst. Em fevereiro de 2007, no exercício do cargo de Prefeito Municipal, ele nomeou e manteve sua irmã no cargo em comissão de Diretora do Departamento de Emprego. A medida contrariou a Súmula Vinculante n.º 13/2008 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo nas esferas do poder público. 

     De acordo com a ação, ajuizada pela promotora de Justiça Raquel Marchiori Dias, antes de ser nomeada em cargo em comissão, sua irmã ocupava o cargo celetista de atendente de creche. O contrato foi suspenso em fevereiro de 2007, quando então foi nomeada para o cargo em comissão de Diretora do Departamento de Emprego. A servidora foi mantida no cargo até 31 de dezembro de 2008, quando foi exonerada ao fim do mandato do então Prefeito Municipal.  Todavia, especialmente após a edição da Súmula Vinculante, o Administrador Municipal estava obrigado a exonerar parentes que estivessem enquadrados na mencionada proibição. Por duas vezes, em outubro e novembro de 2008, o MP de Horizontina expediu ofícios, sem respostas, para o Executivo local, recomendando a exoneração dos servidores que se enquadrassem nas proibições previstas na Súmula do STF. 
     Na ação, o MP postula a condenação de Eduardo Jorge Horst nos seguintes termos: ressarcimento integral do dano, consistente na remuneração recebida por sua irmã, no valor de R$ 11.206,50, corrigidos na forma da lei; suspensão dos direitos políticos por oito anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, durante a época dos fatos; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. 

Fonte: Jorn. Ricardo Grecellé / Ministério Público/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário