domingo, 31 de julho de 2011

Campanha quer coibir venda de bebidas para menores em Osório

Infância e Juventude
Campanha quer mobilizar comunidade para combater venda de bebidas alcoólicas para menores


     A fiscalização sobre estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas será intensificada no município de Osório. O trabalho faz parte de uma campanha lançada pelo Ministério Público e por entidades do Município, que tem como objetivo coibir a venda e o consumo desses produtos por menores de 18 anos. A iniciativa “Bebida alcoólica para adolescentes não é legal: é crime” foi lançada oficialmente no sábado, 23, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. 
     Segundo a promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, “nos primeiros dias a ideia é visitar bailes, boates, bares e todos comércios de bebidas alcoólicas, conscientizá-los e chamá-los a participar da campanha, advertindo que, caso não aderirem à iniciativa e forem flagrados, podem sofrer consequências legais”, alertou ela ao lembrar que a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para adolescentes é crime. 
     Na oportunidade, Cristiane também pediu ajuda das famílias e de toda sociedade para combater o problema: “O que percebemos é que não havia um controle mais próximo, o que facilitava a venda de bebidas alcoólicas para menores. Nossa expectativa agora é grande em contar com apoio dos comerciantes, da comunidade e das famílias para que todos colaborem, orientando ou informando às autoridades sobre casos de descumprimento da lei”. A Promotora advertiu, ainda, que além dos danos à saúde, o consumo de álcool também está associado ao estímulo para consumo de drogas ilícitas, o que torna ainda mais relevante a mobilização. 
     Participaram do ato de lançamento da campanha representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, entre outras entidades e organizações não governamentais. 

Fonte: Jorn. Natália Pianegonda / Ministério Público do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário