terça-feira, 9 de maio de 2017

Santa Rosa: Captação de órgãos no Vida & Saúde


   Foto: Assessoria de Imprensa

A semana começou com a doação de 5 órgãos no Hospital Vida & Saúde. Às 9h, três equipes médicas, de Porto Alegre, chegaram em Santa Rosa, para realizar a captação. Foram doados coração, 2 rins e 2 pulmões de Adriana Martins Martini, de 36 anos, vítima de acidente, no dia 03 de maio.

A paciente, natural de Santa Rosa, teve entrada na Instituição às 19h 18min, da última quarta-feira(03), quando foi encaminhada para UTI com traumatismo craniano grave. A morte cerebral foi detectada na tarde do último domingo(07). A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos- CIHDOTT, do Vida & Saúde, realizou todos os procedimentos padrões e abordou a família que aceitou doar os órgãos. Segundo os familiares, Adriana era uma pessoa que sempre buscava fazer o bem, e manifestou que gostaria de ser doadora. Por isso, eles seguiram a vontade de Adriana e aceitaram a captação.

Segundo Dr. Juliano Martini, profissional da Santa Casa que acompanhou a captação, é importante que as pessoas falem sobre esse assunto, “Nessa hora tão difícil, se as pessoas expressam o desejo em vida, a decisão se torna menos dolorosa para a família. Hoje, no estado, temos uma negativa de 40% dos familiares”. A captação encerrou ao meio dia. Nos últimos 10 anos, esta foi a segunda vez que um coração foi doado no Vida & Saúde. Como esta captação é mais rara e o órgão não pode esperar tanto tempo para a cirurgia, as duas primeiras equipes que captaram o coração e os pulmões, seguiram separadamente, para Porto Alegre, onde será realizada a doação. Na sequência, a equipe com os rins seguiu em outro avião para Porto Alegre.




Fonte: Assessoria de Comunicação V&S
Paulo Marques Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário