sábado, 16 de maio de 2015

Grêmio joga mal e perde para Coritiba fora de casa

Derrota por 2 a 0 teve gol contra de Erazo no Couto Pereira

Grêmio joga mal e perde para Coritiba fora de casa | Foto: Cleber Yamaguchi / Folhapress / CP
   Grêmio joga mal e perde para Coritiba fora de casa | Foto: Cleber Yamaguchi / Folhapress / CP

O começo do Brasileirão não tem sido bom para o Grêmio. Na noite deste sábado, o Tricolor foi batido por 2 a 0 pelo Coritiba no estádio Couto Pereira. A nova formação com três volantes não funcionou e o clube gaúcho acabou derrotado com o gol de Thiago Galhardo e um contra, de Erazo, após uma trapalhada que envolveu também o lateral Matías Rodríguez.  

Pressão do Coritiba e o gol contra coletivo

Disposto a se recuperar do empate na estreia do Brasileirão diante da Ponte Preta, o Grêmio investiu em uma formação diferenciada contra o Coritiba. Com três volantes, Felipão quis proteger o sistema defensivo e sair no contra-ataque para surpreender os donos da casa. O jogo, porém, mostrou que a equipe paranaense estava melhor distribuída em campo, o que facilitou o domínio das ações da partida.

A primeira tentativa do Coritiba veio aos sete minutos. Norberto chegou à linha de fundo e cruzou para o cabeceio de Rafhael Lucas, que passou muito perto do gol de Marcelo Grohe. Sem posse de bola no ataque, o Grêmio não conseguia evitar a pressão do Coxa. Giuliano, até então, não havia aparecido em campo e Luan estava bem marcado. Somente aos 15 minutos, através de uma cobrança de falta, é que o Tricolor levou perigo aos donos da casa. Walace cabeceou a bola após cruzamento e assustou o goleiro Bruno. 

A partir dos 20 minutos, o Coritiba apertou o cerco para cima do Grêmio. Aos 26, o time gaúcho não aguentou. Em boa jogada pela esquerda, Ruy cruzou para Thiago Galhardo. Livre de marcação, o centroavante bateu de chapa para fazer 1 a 0. O gol exemplificava a facilidade que os donos da casa encontravam para chegar ao ataque. Já na saída da bola, o Grêmio deu a resposta e aí sim quase empatou. Pedro Rocha apareceu deslocado na esquerda e cruzou rasteiro. A zaga adversária falhou e Júnior chutou forte. Para azar da equipe gremista, o lateral Ivan se jogou no lance e salvou a pátria. 

Preocupado com o funcionamento do time, Felipão mexeu no Grêmio. Yuri Mamute entrou na vaga de Júnior, passando Marcelo Oliveira para a lateral-esquerda e desfazendo a formação com três volantes. 

Aos 33 minutos, um lance bizarro terminou no segundo gol do Coritiba. Rafhael Lucas recebeu bom lançamento pelo meio e, acoçado pela marcação bateu de bico. Marcelo Grohe fez grande defesa, mas deu rebote. Assustado com a presença do time paranaense, o lateral Matías Rodríguez tentou afastar e deu um chute que iria para a lateral. No entanto, a bola bateu em Erazo e encobriu o goleiro gremista. Um gol contra coletivo do Grêmio ampliou a vantagem do Coritiba. 

No final do primeiro tempo, o Grêmio teve a grande chance de descontar. Após lançamento vindo da defesa, Giuliano apareceu livre na intermediária e carregou a bola até a grande área. Cara a cara com goleiro Bruno, o meia resolveu passar a bola para Yuri Mamute, que se atrapalhou com a bola no primeiro momento e em seguida chutou. Bruno conseguiu evitar o gol em cima da linha e garantiu a boa vantagem do Coritiba para a etapa complementar. 

Grêmio sem reação

O Grêmio retornou para o segundo tempo com um posicionamento mais avançado, mostrando que a marcação seria feita no campo de ataque. A nova orientação brecou o ímpeto do Coritiba e colocou o time gaúcho mais perto do gol adversário. 

Aos seis minutos, o Grêmio quase descontou. Pedro Rocha foi lançado na ponta direita e fez um cruzamento para grande área. Mamute entrou na corrida e cabeceou, mas a bola saiu desviada e não entrou no gol de Bruno. Em seguida, foi a vez da resposta do Coritiba. João Paulo lançou Galhardo na ponta-esquerda. O centroavante se livrou de Geromel e cruzou rasteiro. Grohe deu rebote e Marcelo Oliveira salvou o Grêmio ao afastar o perigo. 

Aos 13 minutos, o Coritiba quase chegou ao terceiro gol através de uma cobrança de falta pelo lado esquerdo. Ivan bateu forte e fechado para uma grande defesa de Marcelo Grohe. Insatisfeito com a produção do ataque, Felipão mexeu novamente na equipe e trocou seis por meia dúzia. Pedro Rocha deixou o gramado para a entrada de Everton. 

A exemplo do primeiro tempo, o Grêmio levava mais perigo quando tinha uma falta perto da área. Uma nova oportunidade apresentou-se aos 22 minutos. Luan fez a cobrança de forma rasteira e o goleiro Bruno foi obrigado a esticar para evitar o primeiro gol gremista. Aos 30 minutos, uma nova modificação foi feita no Grêmio. Fellipe Bastos entrou na vaga de Walace. O primeiro lance do volante em campo ocorreu aos 30 minutos. Após boa jogada de Giuliano, Bastos chutou forte e a bola passou pela linha de fundo. 

A performance gremista não se modificou e o time da casa conseguiu evitar a reação do Tricolor, que sofreu a primeira derrota no Brasileirão. 

Brasileirão 2015 - 2º rodada

Coritiba 2 
Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Hélder, João Paulo, Rosinei (Fabrício) e Ruy; Thiago Galhardo (Wallyson) e Rafhael Lucas (Negueba). Técnico: Marquinhos Santos.

Grêmio 0
Marcelo Grohe; Matías, Geromel, Erazo e Júnior (Mamute); Walace (Fellipe Bastos), Marcelo Oliveira, Maicon, Giuliano e Luan; Pedro Rocha (Everton). Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Gols: Thiago Galhardo, aos 26/1º; Erazo, contra, aos 33/1º;
Cartões Amarelos: Ruy (C); Marcelo Oliveira (G); Norberto (C); Maicon (G); Geromel (G); 
Local: Couto Pereira, em Curitiba
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) 
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Marcio Eustáquio Santiago (MG)


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário