terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Crise do leite: Amuceleiro propõe criação de seguro de renda para produtores

Segundo presidente da Amuceleiro, prefeitos da região também apoiam decretação regional de emergência


A crise instalada no setor leiteiro é uma das preocupações da Amuceleiro – Associação dos Municípios da Região Celeiro, o assunto foi amplamente discutido na Assembleia Geral da associação e também tem sido pauta de reuniões pela região. No último sábado uma reunião sobre o assunto ocorreu em Santo Augusto.

Na manhã de hoje, esteve participando da programação da Rádio Querência, o prefeito de Chiapetta e atualmente presidente da Amuceleiro, Eder Both. No intuito de levantar dados oficiais sobre a situação, a associação pediu a EMATER um relatório sobre os impactos causados pela crise na região. O material mostrou que 500 famílias abandonaram a atividade nos últimos 14 meses, o que gerou prejuízo de 125 milhões de reais dentre os 21 municípios que compõe  a Região Celeiro. Ainda de acordo com a EMATER, o preço médio pago ao produtor pelo litro de leite caiu, nos últimos meses, em torno de 40 centavos, o que torna a atividade inviável, já que o preço, muitas vezes, não paga sequer os custos da produção. 

A partir do relatório da EMATER, a Amuceleiro estuda alternativas para cessar essa crise, uma delas é a decretação regional de emergência, informou Both. Com isso,  prefeitos buscarão sensibilizar os governantes e fazer com que os mesmos implantem políticas públicas que garantam a manutenção do setor, ou seja, a permanência do pequeno agricultor na atividade leiteira. Os prefeitos da região são unânimes no apoio a essa pauta, reforçou o presidente. 

Segundo Eder Both, entre as ações propostas, está à simplificação para abertura de novos laticínios, para que os produtores não fiquem dependentes das grandes indústrias, e também, a criação de um seguro renda, assim como ocorre com os pescadores, que contam com o seguro defeso. 

Por fim, Both destacou que todas as ações estão sendo analisadas e nos próximos dias deverá ocorrer uma Audiência Regional, onde serão elencadas ações pontuais a serem desenvolvidas em cada município.


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário