quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Morador de Jaguarão, homem de 27 anos é o primeiro caso de febre amarela no RS em 9 anos

Fotógrafo contraiu a doença em viagem a Minas Gerais

Vacinas contra a febre amarela estão disponíveis em postos de saúde de Porto Alegre | Foto:  Alina Souza / CP Memória
   Vacinas contra a febre amarela estão disponíveis em postos de saúde de Porto Alegre
   Foto: Alina Souza / CP Memória

*Com informações da repórter da Rádio Guaíba, Jéssica Moraes

Após nove anos, o Rio Grande do Sul voltou a registrar casos de febre amarela. A vítima é um homem, de 27 anos, morador de Jaguarão, na região Sul do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Reis, o fotógrafo contraiu a doença em uma viagem a Minas Gerais.

O jovem, que não teve identidade revelada pela Secretaria de Saúde, foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital de Pelotas logo após retornar de Minas Gerais, dia 27 de janeiro. Entre os sintomas, febre, edema generalizado e dores musculares.

Técnicos da secretaria de Saúde realizaram inspeções em áreas próximas à residência e trabalho do homem infectado e não encontraram focos de febre amarela. “Logo não há risco de transmissão”, garantiu Gabbardo.

Por ser um caso importado, já que a doença não foi contraída no RS, o planejamento de combate a febre amarela não sofrerá alterações. O secretário ressalta ainda que não há a necessidade de preocupações excessivas em relação ao diagnóstico e que a população deve seguir se vacinando normalmente.

“Não muda nossa orientação, temos que vacinar prioritariamente quem vai para áreas de risco, mas também queremos vacinar toda a população. Até agora, 60% da população do Rio Grande do Sul foi vacinada e queremos ampliar para 90%.”


Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário