quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Atleta transexual vai processar organizadores de competição por discriminação



A atleta transexual Carol Lissarassa, de Três de Maio, disse nesta terça-feira (27), em entrevista na Colonial, que pretende buscar seus direitos na Justiça depois de ser vetada no feminino na etapa de vôlei de praia de Cruz Alta do Circuito Verão Sesc de Esportes. Depois de uma conversa com seu amigo Helio Lucena, ele deu a ideia de que ela se inscrevesse para jogar entre os homens ao seu lado. O torneio foi disputado no último domingo.

No ano passado, a atleta foi vice-campeã da etapa de Ijuí nessa mesma competição, atuando no feminino. Desta vez, contudo, teve sua documentação vetada.

Carol já entrou em contato com sua advogada e deve ingressar na Justiça contra a organização do evento por discriminação: “Se você tem um direito e sente que ele está sendo desrespeitado, você precisa lutar por ele. Eu tenho o respaldo do Comitê Olímpico Internacional (COI) por cumprir os requisitos exigidos. A entidade pede que mulheres trans se declarem do gênero feminino (reconhecimento civil) e tenham nível de testosterona inferior a 10 nmol/L”, explica Carol.

Conforme Carol, o Sesc alegou que na certidão de nascimento dela ainda consta o sexo masculino. No entanto, a atleta explica que o processo de retificação de nome e sexo na Justiça está em andamento. Enquanto isso, ela ganhou uma carteira provisória com o nome de Carolina Lissarassa, vinculado ao RG do nome de nascimento: “Meu questionamento é: por que ano passado, quando era a mesma situação, eu pude jogar? Inclusive, fui vice-campeã. Esse ano fui proibida”, desabafa a atleta.

O Circuito Verão Sesc de Esportes é realizado em janeiro e fevereiro em cerca de cem municípios gaúchos e inclui ainda competições como futebol de areia, futevôlei, basquete, handebol de areia, entre outros esportes.


Fonte: Rádio Colonial
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário